EETI Professora Lecita Fonseca Ramos recebe palestra sobre educação e combate à criminalidade

Amazonas

04.06.2019

A Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professora Lecita Fonseca Ramos (bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus) recebeu, na última sexta-feira (31), uma palestra sobre combate ao crime organizado do Amazonas. Voltado a alunos do 1º ano do Ensino Médio, o bate-papo foi ministrado pelo delegado Guilherme Torres, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), e teve como principal objetivo promover a educação no combate à criminalidade. 

De acordo com a pedagoga da unidade de ensino, Vanessa Almeida, a palestra abordou diversos pontos da criminalidade no Estado. “O diálogo teve como foco a atuação da Polícia Civil nesse combate ao crime organizado, destacando a importância da Educação, socialização e ressocialização da população carcerária nesse processo”, destacou Vanessa. 

A pedagoga acredita que a conversa entre os estudantes e o delegado Guilherme Torres ajudou a desmistificar a imagem do policial. “Como multiplicadores em potencial, esse alunos ajudarão a estabelecer um elo de aproximação entre a polícia e a comunidade, pois eles não veem mais o policial como um ‘bicho-papão’ e, sim, como um parceiro”, explicou. 

Inicialmente prevista para durar 40 minutos, a palestra foi tão bem-recebida por parte dos alunos que o delegado teve dificuldades em deixar o auditório da EETI Professora Lecita Fonseca Ramos – em razão das diversas perguntas feitas pelos estudantes. “Eles [os alunos] adoraram, foi um bate-papo que despertou a curiosidade deles. O saldo foi tão positivo que, após a palestra, muitos alunos deixaram o auditório afirmando que querem se tornar policiais”, destacou Vanessa. 

EDUCAÇÃO – Um dos pontos mais reforçados durante a palestra de sexta-feira foi a importância da Educação no combate ao crime organizado. “O delegado Guilherme Torres fez questão de deixar os alunos cientes das questões sociais referentes à criminalidade e à violência, destacando o papel da Educação na luta contra a criminalidade. (…) Ele frisou que, hoje em dia, a maior parte da população carcerária é jovem, que veio de baixa renda e áreas pobres do Amazonas. Isso tudo para mostrar a importância do que eles têm em mãos, que é a Educação”, ressaltou a pedagoga. 

Segundo a pedagoga, ainda, o bate-papo foi essencial aos estudantes por conta da localização da EETI Professora Lecita Fonseca Ramos. “Nossa escola fica situada numa área em que a taxa de criminalidade é muito alta, então, é indispensável que nossos alunos tenham esse conhecimento, que conheçam o trabalho da polícia e saibam que podem contar com ela”, finalizou.