Estudantes parabenizam e homenageiam garis na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho

Mato Grosso do Sul

17.05.2022

A Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinnho, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Corumbá, realizou no dia 16 de maio acolhida em celebração do Dia do Gari, servidor de fundamental importância para a sociedade. Para celebrar a data e agradecer aos serviços prestados, os protagonistas pegaram rodo, vassoura e muito afeto para a acolhida.

Munidos de cartaz parabenizando e muita alegria, os estudantes do 9º Ano B ignoraram o frio e celebraram aos profissionais que contribuem para manter a ordem e a limpeza na sociedade. As professoras madrinhas Glória Almeida e Lucélia orientaram os protagonistas.

Quem é o Gari?

O Gari trabalha com a limpeza das vias públicas. Ele é responsável por varrer diariamente ruas, praças, parques, dentre outros locais públicos. Ele trabalha para que as cidades estejam diariamente limpas e em boas condições de habitação. Isso faz com que este profissional seja essencial no ambiente urbano e precisa ser valorizado!

“Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nós, brasileiros, produzimos aproximadamente 230 mil toneladas de lixo por dia”, lembra professora Glória Almeida.

“Com esse número alarmante é possível entender que precisamos muito do trabalho dos Garis. Mesmo contando com as coletas de lixo, uma parcela do que é produzido acaba indo para as vias públicas e o Gari tem o importante papel de deixar tudo organizado. A limpeza diária diminui, também, os riscos de bueiros entupidos ocasionando enchentes”, lembra professora Lucélia.

Adersino Junior, SED/MS