Movimento no Amazonas promove atividades sobre identidade mestiça

Amazonas

19.06.2023

O Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro no Amazonas realiza, nesta terça-feira (20/06), o 13° seminário sobre a Identidade Mestiça. O evento acontecerá no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), das 8h até às 12h. Alunos e professores da rede pública de ensino participarão da atividade.

O seminário contará com a presença do mestre de Antropologia da Universidade de Brasília, Edward Mantdanelli Luz; o  Engenheiro de Produção pela Escola de Negócios do Estado da Bahia (Eneb), Reynaldo Almeida Malta; o médico e ex-presidente do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro, Jerson Cesar Leão Alves  e o pedagogo pós-graduado em Administração da Educação, Abel da Silva Santos. Além da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, também estarão presentes no seminário professores e alunos da rede municipal de ensino.

A presidente do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro, Hederli Fideliz Castro, falou sobre a programação voltada para o mês do caboclo e do mestiço, e o que será debatido durante o seminário. 

"Estamos aqui com o mês do mestiço e do caboclo, onde teremos inúmeras atividades e a primeira delas será o nosso seminário. O objetivo central do movimento é defender a identidade do povo mestiço, então, temos por esse objetivo trabalhar a defesa do povo, o direito à educação, à terra e a todas as políticas públicas voltadas para o segmento racial", explicou a presidente.

Programação

No dia 27 de junho, data em que se celebra o Dia do Mestiço, o movimento realizará dois grandes eventos no município de Autazes (113 quilômetros de Manaus) e no Careiro da Várzea (25 quilômetros de Manaus). O primeiro sediará a 8ª edição da Festa do Povo Mestiço e o segundo a 9ª festa. Os eventos contarão com atrações culturais. Já dos dias 30 de junho a 2 de julho, na capital, acontece o 12° Festival do Povo Mestiço em Manaus, no campo Canaranas, na Cidade Nova, zona norte. 


Informações sobre o evento pode ser obtidas pelos números (92) 99215-7655 / 98844-8611 ou via email: nacaomestica@nacaomestica.org.

Fotos: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar