Em Araguaína, Escola Estadual Marechal Rondon celebra 55 anos com programação especial e resgate histórico da comunidade escolar

Tocantins

09.05.2025

Uma das instituições de ensino mais tradicionais do norte do Tocantins, a Escola Estadual Marechal Rondon, em Araguaína, celebrou nesta semana seus 55 anos de fundação com uma programação especial voltada à comunidade escolar e à população local. As comemorações, que tiveram início na última segunda-feira, 5, contaram com eventos culturais, esportivos, religiosos e homenagens que relembraram a trajetória da escola, fundada em 1970 graças ao esforço coletivo dos moradores do bairro Neblina.

Referência no ensino público da região, a escola já atendeu mais de 30 mil estudantes ao longo de sua história. Atualmente, oferta a Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas já passou por diversas fases: iniciou com o ensino primário, expandiu para o ginásio em 1981 e também já ofereceu o ensino médio. Sua história está profundamente entrelaçada à memória das famílias dos bairros Neblina, Entroncamento e vizinhança.

Entre os destaques da programação de aniversário estiveram a missa em ação de graças, o descerramento de placas históricas, apresentações musicais da Banda do Colégio Militar, interclasse, inauguração do novo pergolado estudantil, lançamento de livro e noite cultural com participação da comunidade e barracas de comidas típicas.

O diretor da unidade, Raylinn Barros da Silva, que está à frente da gestão após ser selecionado via processo seletivo, falou sobre o significado da celebração. “Meu sentimento como diretor desta escola é o de grande satisfação por estar à frente, junto com toda uma equipe competente e dedicada, levando a educação a tantos alunos e alunas, incutindo neles valores como o conhecimento, a disciplina e também valores morais, tendo como objetivo uma educação para a vida”, afirmou.

Para ele, comemorar os 55 anos da escola é valorizar a memória de toda uma comunidade. “Essa não é só uma escola com história, é uma escola que ajudou a construir a história de Araguaína. São gerações formadas aqui, famílias inteiras que passaram por estas salas. É emocionante ver ex-alunos hoje trazendo seus filhos para estudarem no mesmo lugar onde aprenderam a ler e escrever”, destacou Raylinn Barros da Silva.

O estudante João Guilherme também fez questão de destacar o carinho que sente pela escola e a importância da celebração. “Gosto muito de estudar na Escola Marechal Rondon porque temos ótimos professores, diretores e orientadores. É, simplesmente, uma escola muito boa. A programação de aniversário foi incrível — todos os interclasses, as atividades e, no final, teremos a festa. Foi tudo sensacional. O sentimento de estudar nessa escola é muito bom, muito satisfatório. Saber que ela está de pé há 55 anos, cheia de vida, é algo que me enche de orgulho”, afirmou.

Estudante do 6º ano, Aisha Gabrieli Santos Rodrigues de Oliveira Sousa relatou a alegria de fazer parte da história da escola. “Sou muito feliz por estudar na Escola Estadual Marechal Rondon. Achei a programação do aniversário maravilhosa, foi uma semana cheia de atividades que envolveram muito esforço de todos. É um sentimento muito forte participar disso, porque são 55 anos educando, ensinando e transformando a vida de muitas pessoas, inclusive a minha”

Noite Cultural

Nesta sexta-feira, 9, encerrando a programação de celebração dos 55 anos de compromisso com a educação e a formação cidadã, ainda será realizada a entrega da premiação do interclasse e uma noite cultural que reúne apresentações artísticas, lançamento do livro Alforria Poética.

A programação é aberta para toda a comunidade escolar e público externo.

Seduc/Governo do Tocantins