Em Caruaru, estudantes da Rede Estadual homenageiam clássicos do período junino

Pernambuco

14.06.2019

O clima junino tomou conta da Escola Técnica Estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra, localizada em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, na última quarta-feira (12). A unidade de ensino vivenciou o 3º Forró da ETE - Forró é História, Forró é Cultura e relembrou os antigos festejos juninos com quadrilha, danças populares e escolha do rei e da rainha do milho. Na ocasião, os estudantes realizaram homenagens às bandas clássicas do forró, contado um pouco das suas histórias e reproduziram apresentações relembrando seus trejeitos ao cantar, indumentárias e estilos musicais.

Foram apresentados covers de Limão com Mel, Mastruz com Leite, Magníficos, Fulô do Mandacaru, Caviar com Rapadura, Noda de Caju, entre outros. A faixa de rainha e rei do milho ficou com o casal do 3º ano “A”, Layane Beatriz  e Eduardo César Cassimiro, ambos do curso de Desenvolvimento de Redes. “Foi muito gratificante participar desse evento, pela tradição nordestina que foi vivenciada e pela essência do São João que é tão forte em nossa região. Ganhar como Rainha do Milho é uma grande honra e estou muito feliz”, declarou Layane.  

O Forró da ETE envolveu diversas disciplinas. A ação teve como objetivo resgatar as tradições e revisitar bandas que fizeram sucesso no passado. “A realização desse evento possibilitou a aquisição de muitos benefícios, entre eles, a importância da valorização cultural, garantindo a proteção para que permaneça vivo nos estudantes o conhecimento das manifestações culturais do lugar onde eles vivem”, falou a gestora Eligivania Macedo.

Ainda durante esta semana, a ETE realizou um momento de palestra com o cordelista Val Tabosa, filho do Mestre Dila, artista da Xilogravura caruaruense.