Programa Jovem em Ação amplia protagonismo juvenil e apresenta evolução nas metas de aprendizagem

Tocantins

11.11.2021

Introduzido na rede estadual de ensino do Tocantins em 2017, o Programa de Fomento à Educação em Tempo Integral, chamado ‘Jovem em Ação’, proporcionou avanços significativos nos índices de aprendizagem das unidades que ofertam a metodologia e têm contribuído, ainda, para a formação autônoma dos jovens tocantinenses. Em cinco anos, o número de escolas contempladas com o modelo dobrou, de 12 unidades escolares em 2017, passou para 29 em 2021.

A diretora do Centro de Ensino Médio (CEM) Girassol de Tempo Integral Darcy Marinho, de Tocantinópolis, Suelene Gomes Silva, pontuou as melhorias na escola, que oferta o ensino em tempo integral desde 2013 e passou a contar com a metodologia no primeiro ano de implantação.

“É como se passasse um filme na minha cabeça. Os índices de aprendizagem da escola estavam baixos e a evasão alta, por isso a unidade foi indicada pelo Ministério da Educação para ofertar o Programa logo no início. Em 2017, contamos com capacitação de modelo de gestão e pedagógico, com a equipe de implantação. Com o passar do tempo foi possível notar que conseguimos colocar em prática os projetos de vida dos alunos, que é o centro da metodologia, e também contribuímos para que eles conseguissem entender cada vez mais que o comprometimento com suas escolhas é crucial para a formação e desenvolvimento pessoal”, ponderou.

Para Ana Júllya Segato, que cursa a 2ª série do ensino médio no CEM Darcy Marinho, o acolhimento que recebe na Escola Jovem em Ação tem contribuído para a sua trajetória. “A convivência na escola possibilita mais troca de conhecimento, nos preparando para as relações interpessoais. A maneira com a qual a escola se importa com o projeto de vida e motiva os alunos é diferente, me faz sentir acolhida. Através do projeto de vida, eu consigo me conhecer melhor, me planejar e direcionar o futuro. A escola Jovem em Ação me prepara para ser uma jovem autônoma, solidária e competente”, ponderou.

Além do acolhimento e do protagonismo, para Allef Jhonsons Alves Rodrigues, estudante da 3ª série do CEM Oquerlina Torres, de Guaraí, há outros diferenciais nas escolas que ofertam o Programa. “Estudar em uma escola Jovem em Ação, para mim, é extremamente enriquecedor, sobretudo, porque além de se prezar pela base curricular, pelos conteúdos de forma diferenciada, há uma enorme preocupação com o componente humano e as competências socioemocionais, o que se torna um processo de transformação em nossas vidas e gera em nós um sentimento de pertencimento e integração à escola”, destacou o estudante.

Crescimento

Em 2017, o modelo atendia a 1.501 estudantes e em 2021, já são 7.329, em 21 municípios tocantinenses. O avanço também é visto nos indicadores de aprendizagem. Nas escolas que ofertam o ‘Jovem em Ação’, a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) teve um crescimento significativo: avançou de 3,8, no ano inicial para 4,6, em 2019. A taxa de aprovação também aumentou em mais de 90,10% para 98,10%.

De acordo com a gerente de ensino integral da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Marcia Brasileiro, o currículo diversificado, que aprofunda, amplia e diversifica o repertório da Formação Geral Básica, aliado à construção dos projetos de vida dos estudantes é um dos fatores que contribuem para os resultados de sucesso nos primeiros cinco anos do Jovem em Ação no Tocantins.

“O currículo diversificado traz inovações no fazer pedagógico e exerce um papel de articulador entre o mundo acadêmico e as práticas sociais, diversificando as experiências e conhecimentos dos estudantes. As aulas e procedimentos teóricos e metodológicos favorecem à experimentação de atividades dinâmicas contextualizadas e significativas para os estudantes em distintas áreas, sempre com foco e o incentivo à construção dos Projetos de Vida”, ponderou.

Programa de Fomento

Escola Jovem em Ação é o nome dado no Tocantins ao Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, uma iniciativa do governo federal em parceria com os estados que têm como objetivo implementar o ensino médio em tempo integral, promovendo uma grande mudança curricular e estrutural nas unidades educacionais.

Dessa forma, as áreas de conhecimento são trabalhadas, junto aos jovens, de maneira diferenciada, despertando a capacidade de transformar sonhos em projetos de vida. Os alunos também têm acesso às salas de aula temáticas, aulas práticas, disciplinas eletivas, estudo orientado e uma série de mudanças curriculares que têm como objetivo prepará-los, tanto para o ingresso na universidade quanto para o mundo do trabalho. O foco da Escola Jovem em Ação é o sucesso dos alunos por meio da melhoria no desempenho estudantil e da promoção do protagonismo juvenil e da construção dos seus Projetos de Vida.

Escolas Jovem em Ação

Fazem parte do Programa: em Araguaína, Colégio Estadual Rui Barbosa, CEM Benjamim José de Almeida, CEM Paulo Freire e CEM Castelo Branco; em Buriti do Tocantins, Colégio Estadual Buriti; em Augustinópolis, Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza; em Tocantinópolis, Escola Estadual Darcy Marinho.

Em Aguiarnópolis, Colégio Estadual Nazaré Nunes da Silva; em Colinas, CEM Presidente Castelo Branco; em Guaraí, CEM Oquerlina Torres; em Fortaleza do Tabocão, Escola Estadual Major Juvenal Pereira de Souza; em Barrolândia, Colégio Estadual Presidente Tancredo Neves; em Miracema, CEM Dona Filomena Moreira de Paula; em Tocantínia, CEM Indígena Xerente Wara; em Palmas, Escola Estadual Profª Elizângela Glória Cardoso, Colégio Militar do Estado do Tocantins Unidade II, Colégio Estadual São José e CEM Santa Rita de Cássia.

Em Brejinho de Nazaré, Colégio Estadual Padrão; em Porto Nacional, CEM Félix Camoa I; em Natividade, Colégio Agropecuário de Natividade; em Pindorama, Escola Estadual Manoel dos Santos Rosal; em Gurupi, CEM Bom Jesus e CEM de Gurupi; em Dianópolis, CEM Antônio Póvoa; em Almas, Escola Estadual Deoclides Muniz; em Taguatinga, Colégio Estadual Professor Aureliano; e em Arraias, CEM Joana Batista Cordeiro e Escola Estadual Agrícola David Aires França.

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins