Governador se reúne com 3,5 mil estudantes e dá início ao Circuito Universidade Gratuita Santa Catarina Melhor

Santa Catarina

19.03.2024

O governador Jorginho Mello deu início nesta segunda-feira, 18, em Criciúma, a uma rodada de encontros regionais pelo estado para detalhar o Programa Universidade Gratuita para este ano de 2024. O Circuito Universidade Gratuita Santa Catarina é uma iniciativa da Acafe que pretende levar mais informações a estudantes e apresentar os impactos gerados pelo maior programa estadual de formação superior do Brasil. Depois de um encontro com estudantes no Cedup, o governador esteve reunido durante a noite com 3,5 mil alunos, já beneficiados pelo programa.

“O Programa Universidade Gratuita é a grande oportunidade que o Governo do Estado dá para as pessoas realizarem o sonho de concluir a graduação. Além de ajudar aquele acadêmico a permanecer na Universidade, estamos dando a chance do primeiro emprego, de colocar no currículo que ela ou ele já trabalhou para Santa Catarina. Estou muito feliz por essa passagem em Criciúma porque acredito que esse será o maior programa de formação universitária gratuito do país”, destacou Jorginho Mello.

Entre os dados apresentados na noite de segunda-feira, estão as horas que os bolsistas ficarão à disposição da sociedade, como uma contrapartida qualificada e a meta de triplicar a contribuição das instituições de ensino superior comunitárias a todas as regiões do estado, beneficiando setores como saúde, social, economia, entre tantos outros.

“Sem dúvidas, o Programa Universidade Gratuita é um divisor de águas em Santa Catarina, sendo ele uma poderosa ferramenta para promover a igualdade de oportunidades, impulsionar o desenvolvimento econômico e fortalecer as comunidades locais. A educação é transversal e, com este projeto, todos os segmentos do estado são fortemente impactados pela qualificação dos profissionais e pelo aumento na prestação de serviços”, salienta a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Durante o dia, a comitiva cumpriu agenda na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e no Cedup Abílio Paulo. Além disso, uma entrevista coletiva foi realizada no AM Master Hall onde foram apresentados os detalhes do Programa Universidade Gratuita. Também foi assinado um protocolo de intenções entre o Sistema Acafe e o Governo do Estado.

“Esse é um programa que não vai ajudar só os alunos e sim a sociedade como um todo, o desenvolvimento do estado, as famílias e as futuras gerações. Obrigado governador e saiba que nós estaremos trabalhando firmemente para que tenhamos a melhor educação do estado de Santa Catarina, tão logo os melhores índices na educação básica que é onde agora nós precisamos voltar os nossos olhares”, reforçou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Inscrições

O Programa Universidade Gratuita do Governo do Estado já está com as inscrições abertas. Os estudantes matriculados nas universidades comunitárias e que querem renovar o benefício já podem juntar a documentação e levar na instituição até o dia 20 de março.

Quem quer participar da seletiva pela primeira vez, a inscrição vai até o dia 26. Todas as informações estão no site: universidadegratuita.sc.gov.br.