Tocantins
13.09.2025O Secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson, participou, na manhã desse sábado, 13, em Guaraí, do programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, iniciativa do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), que conta com 17 parceiros, entre eles a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e mobiliza instituições e gestores em todo o Estado, propondo um pacto social pelo futuro das crianças do Tocantins.
O secretário Hercules Jackson, representando o governador em exercício Laurez Moreira, comentou sobre a participação de todos em ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida das crianças. “Quando a sociedade participa de fato das ações de melhoria das condições em que muitas crianças vivem, facilita muito a resolução de problemas. A meta do Governo é melhorar a qualidade da educação, portanto temos prioridade com índices cada vez mais altos”, afirmou.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alberto Sevilha, destacou que todas as crianças precisam de cuidados. “É obrigação de todos acompanhar as crianças no percurso longo, até que elas possam terminar uma faculdade e encontrar um emprego. Caso contrário, todo o trabalho realizado inicialmente pode perder o sentido”, afirmou.
O conselheiro coordenador do programa, Severiano Costandrade, reforçou a importância da união dos esforços. “Estamos em um esforço conjunto que exige participação de todos nós, para que as políticas públicas do nosso Estado sejam cada vez mais efetivas”, concluiu.
Alfabetiza Mais Tocantins
No período da tarde, o secretário recebeu prefeitos e secretários municipais de Educação para ouvir demandas relacionadas ao atendimento do Programa Alfabetiza Mais Tocantins.
A diretora de Políticas Educacionais e Parcerias com os Municípios da Seduc Francinete Ribeiro Ferreira Fonseca, apresentou o Programa Alfabetiza Mais Tocantins e explicou sua metodologia de funcionamento. O Programa é desenvolvido em regime de colaboração, com formações descentralizadas nas 13 regionais de educação e um terceiro momento realizado nos próprios municípios, envolvendo diretamente os professores locais.
Francinete destacou que os indicadores sustentáveis enviados ao TCE serão evidenciados por relatórios que comprovam a participação e a execução do processo formativo. “A Seduc atua como indutora da Política Estadual de Alfabetização, apoiando, monitorando e acompanhando o trabalho por meio das formações, da entrega de material didático-pedagógico para estudantes e professores, além da concessão de bolsas de incentivo para os formadores”, afirmou.
A prefeita Fátima Coelho, de Guaraí, em sua fala, destacou a satisfação em receber os parceiros. “Este é um evento que Guaraí abraça. Queremos atender todas as nossas crianças com amor e alegria. É um orgulho estar com todos juntos para fazermos o bem”, enfatizou.
A prefeita de Itaporã, Kéia Caponitambém participou do encontro e ressaltou a importância das parcerias para a proteção das crianças. “É necessária a parceria entre os órgãos para reforçar o trabalho de proteção e cuidados com a primeira infância. Dessa forma, podemos garantir uma sociedade mais justa e igualitária, com cidadãos preparados, visto que a responsabilidade para com as crianças é de todos os cidadãos”, pontuou.
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins