Governo do Tocantins realiza mais uma etapa de entrega dos notebooks do PROFE Digital

Tocantins

18.03.2024

Os profissionais da rede estadual de Educação da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Gurupi receberam os notebooks do PROFE Digital, nesta segunda-feira, 18. Essa foi mais uma etapa da ação que faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), de iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A entrega, que contemplou professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e diretores, foi realizada em evento no Centro de Ensino Médio de Gurupi. Para Marisa Barbosa, professora do Colégio Cívico-Militar Dom Alano, do município de Peixe, o equipamento será uma ferramenta de apoio na preparação e execução das aulas.

“Esse olhar atento do governador para os profissionais da educação vai trazer melhorias para o ambiente escolar. Poderemos preparar um conteúdo mais dinâmico, trabalhar a tecnologia dentro das salas de aula, visto que recebemos recentemente os chromebooks para os estudantes e agora os notebooks para os professores. Esses equipamentos vão auxiliar muito no dia a dia da sala de aula”.

Durante a cerimônia de entrega, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou que o PROFE Digital é um marco na educação tocantinense. “Equipar nossos profissionais é fundamental, pois dentro e fora da escola, o mundo é digital e nós somos uma Educação que se adapta, que transforma e que busca proporcionar experiências de ensino-aprendizagem de qualidade para nossos estudantes”, enfatizou.

Também esteve presente o vice-Governador do Tocantins, Laurez Moreira, que parabenizou o trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação e reforçou o compromisso em promover ações de impacto positivo no cotidiano escolar. “Tanto a qualidade do ambiente de trabalho dos profissionais quanto o ambiente de aprendizado do aluno devem ser valorizados. Com essa entrega dos notebooks, a educação tocantinense dá mais um passo para impulsionar aprendizados de excelência, modernização e democratização tecnológica nas unidades de ensino da rede estadual”, ponderou.

Próximas entregas

Os 14 mil notebooks serão entregues em todas as SREs para professores, coordenadores pedagógicos, diretores e orientadores educacionais das 502 unidades escolares do Tocantins, ainda no mês de março. As próximas Superintendências a serem contempladas são Colinas, Guaraí e Pedro Afonso, ambas com entregas marcadas para esta terça-feira, dia 19.

PROFE Digital

Lançado no dia 5 de março, o PROFE Digital é uma ação que integra o Programa de Fortalecimento da Educação, que tem como objetivo promover a melhoria das aprendizagens e da qualidade de ensino, ao investir em modernização e tecnologia, permitindo o acesso à conectividade em escolas situadas em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica e de baixo desempenho em indicadores educacionais.  

Com investimentos de mais de R$ 49 milhões, a ação visa à ampliação do uso de ferramentas tecnológicas pelos profissionais da rede estadual de ensino. 
 

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins