Programa Escola 10 de Alagoas é pauta de encontro em Londres sobre inovação e políticas públicas

Alagoas

01.12.2022

O governador Paulo Dantas e a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, apresentaram, na última sexta-feira (25), as ações inovadoras da educação alagoana, com destaque para o programa Escola 10, no Encontro de Altas Lideranças, realizado na Universidade de Oxford, no Reino Unido.

O evento, promovido pela Fundação Lemann, reúne líderes de todo o Brasil, em Londres, para discutir questões sobre o desenvolvimento social e o pioneirismo de políticas públicas aplicadas por meio do investimento em capital humano.

Além do Escola 10, o Cartão Escola 10 e o Programa Cria (Criança Alagoana) são ações do Governo de Alagoas que foram apresentadas no encontro. É um momento de debater sobre como os projetos aplicados no estado têm dado resultados sociais, assim como, buscar novas inspirações para outras políticas públicas.

"Tivemos a grande honra de discutir sobre o desenvolvimento da educação em Alagoas, apresentando os nossos resultados com orgulho, ao passo que também trocamos experiências e conhecemos ações exitosas dos demais líderes presentes. Nessa jornada temos a grande oportunidade de aprender um pouco mais com os especialistas da Universidade de Oxford, que estão nos recebendo com uma rica programação neste encontro”, destacou a professora Roseane Vasconcelos.

Durante o encontro, a Universidade de Oxford proporcionou momentos de debates e discussões de casos sobre o tema "Capital Humano: O Brasil e os brasileiros em seu máximo potencial”, mediado por especialistas como Christopher Stone e Timothy J. Power, professores da instituição. A programação ainda conta com palestras de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), do Instituto de Desenvolvimento de Políticas Públicas de Singapura, e da empresa DAI Global.

Regime de colaboração

A Fundação Lemann, que há 20 anos trabalha em parceria com o poder público brasileiro, atua em regime de colaboração com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Alagoas, por meio da coordenação da Associação Bem Comum.

Dessa forma, a Fundação oferece, principalmente, propostas e assessoria pedagógica na formação dos profissionais da educação, assim como, apoio na formulação e no monitoramento de políticas públicas inovadoras. Fruto bem sucedido dessa parceria, o programa Escola 10, atualmente, é a principal base de ações da Educação, de onde se originaram outros programas como Cartão Escola 10, Vem que dá Tempo e Meu Transporte Novo, entre outros.

Joyce Andrea* / Ascom Seduc

*sob supervisão