Vice-governador Daniel Vilela abre oficialmente o ano letivo da rede estadual

Goiás

20.01.2023

A abertura oficial do ano letivo na região Sudoeste do Estado contou com a visita do vice-governador Daniel Vilela aos municípios de Mineiros e Jataí nesta quarta-feira (18/01).

Em Mineiros, Daniel Vilela inaugurou o CEPMG Professora Alice Pereira Alves, que iniciou suas atividades com cerca de 950 alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio.

A unidade escolar foi escolhida para ser o primeiro colégio militar a receber os conjuntos de uniformes que, a partir deste ano, passam a ser doados pelo governo estadual. O valor investido na aquisição do novo fardamento destinados aos 74 CEPMGs foi de R$ 42,5 milhões.

Todos os estudantes também foram contemplados com kits de material escolar e os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio receberam chromebooks.

Na oportunidade, Daniel Vilela lembrou que, entre 2019 e 2022, o Governo de Goiás investiu cerca de R$ 5 bilhões para melhoras as condições estruturais das escolas e para equipá-las. Ele destacou também que, em nenhum outro momento, a rede estadual de ensino recebeu um volume tão significativo de recursos.

“As melhorias são constantes. As escolas que ainda não foram reformadas, já estão passando por obras. E todas elas já foram equipadas. O governador Ronaldo Caiado tem feito todos os esforços para dar aos alunos e professores as melhores condições de trabalho e estudo”, acrescentou.

Geração do futuro

Em Jataí, Daniel Vilela visitou o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Serafim de Carvalho, onde também fez a entrega dos novos uniformes e dos kits de material escolar para todos os estudantes da unidade de ensino.

O vice-governador frisou que o Governo de Goiás reconhece a importância da educação como ferramenta de transformação na vida das crianças e jovens. “Vocês formam a geração responsável pelo futuro de Goiás. Por isso, aproveitem essa oportunidade que está sendo dada, agora, a cada um de vocês”.

Cronograma de entregas

A entrega dos uniformes e dos kits escolares em Mineiros e Jataí marcou oficialmente o início da distribuição para todas as instituições de ensino da rede estadual.

Na mesma data foram beneficiadas também as escolas das Regionais de Iporá, Rio Verde, Minaçu, Porangatu, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás, São Miguel do Araguaia e Uruaçu.

Na próxima segunda-feira (23/01), estão programadas as entregas nas unidades escolares das Regionais de Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Ceres, Formosa, Goianésia, Itapaci, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás e Rubiataba.

No dia 27 de janeiro serão contempladas as Regionais de Campos Belos, Goiás, Itapuranga, Jussara, Piranhas, Pires do Rio, Posse, São Luís dos Montes Belos, Silvânia e Trindade. E, por fim, no dia 30 de janeiro estão programadas as Regionais de Aparecida de Goiânia, Goiânia, Goiatuba, Inhumas, Itaberaí, Palmeiras de Goiás, Piracanjuba, Morrinhos e Catalão.

Equidade

A distribuição gratuita de uniformes começou em janeiro de 2020 com o objetivo de promover a equidade no ambiente escolar. Em 2023, a novidade ficou por conta da inclusão do uniforme para as aulas de Educação Física, composto por duas bermudas, dois shorts/saia e duas camisetas; e pelos uniformes dos CEPMGs.

Já a entrega dos kits de material escolar foi iniciada em fevereiro de 2021. Cada kit é composto por cadernos universitários; calculadora de bolso; canetas esferográficas preta, azul e vermelha; cola branca; esquadros; régua; transferidor; lápis de cor e lápis grafite; apontadores e borrachas escolares. A quantidade de itens em cada conjunto, no entanto, varia conforme a etapa de ensino atendida.