Educação inicia formação continuada com professores autores para produção de material didático do Alfabetiza Mais Paraíba

Paraíba

08.01.2024

Os dez professores autores da Paraíba e três professores suplentes selecionados para a produção do material didático dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, iniciaram nesta segunda-feira (8), a Formação Continuada promovida pela Nova Escola. A construção do livro didático faz parte das ações Pacto pela Alfabetização na Idade Certa pelo Regime de Colaboração com os municípios, lançado em maio de 2023, pelo Governo da Paraíba, que tem como objetivo alfabetização de estudantes até os 7 anos de idade.

O encontro, promovido no formato virtual, foi ministrado pelo coordenador editorial da Nova Escola, Pedro Annunciato; pela especialista pedagógica da Nova Escola, Dayse Oliveira; e pela analista de materiais didáticos da Associação Bem Comum, Stefânia Sales. A abertura contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, e da secretária executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo.

Durante a formação os professores puderam se apresentar, contar um pouco da sua vivência em sala de aula e sobre o que querem levar para o material didático. Também foi mostrado o escopo e fluxo do trabalho, o guia do professor-autor e para finalizar foi feita uma avaliação da atividade.

Os livros produzidos serão exclusivos para o Alfabetiza Mais Paraíba em uma parceria com a Nova Escola e Associação Bem Comum e o Governo da Paraíba, e terá distribuição gratuita para todos os municípios do Estado. O material será lançado em 2025 e faz parte da coleção “Veredas da Leitura e da Escrita”. Uma edição geral será utilizada no ano letivo de 2024 para que os professores e estudantes se adaptem ao formato da coletânea.

O secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, frisou que o Pacto pela Alfabetização é um marco na Paraíba, e reflete o esforço pela alfabetização das crianças na idade certa.

“Esse eixo específico que é a elaboração do material que vai possibilitar a alfabetização de crianças com características muito próprias que serão elaborados por autores paraibanos por professores das redes municipais de ensino e profissionais da educação do Estado é uma característica muito própria de quem leva a educação a sério e que precisa respeitar o contexto e as narrativas do estado. A escrita e o desenvolvimento da próxima coleção Veredas, por meio desta formação iniciada, será uma grande oportunidade de aprendizado para os profissionais selecionados,” disse.

Além da produção do material didático, o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa pelo Regime de Colaboração com os Municípios está apoiado também nos seguintes eixos: sistema de avaliação diagnóstica, somativa e avaliativa, promovido aos estudantes durante o ano letivo, além de formação continuada dos professores de todos os municípios que aderiram ao programa e também para os gestores.