Em Patos: Competição Paraibana de Robótica reúne 20 equipes da 6ª GRE

Paraíba

04.09.2025

A Secretaria de Estado da Educação promoveu nesta quarta-feira (3) mais uma etapa da Competição Paraibana de Robótica. O evento aconteceu na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) de Patos, sede da 6ª Gerência Regional de Educação (GRE), e reuniu 20 equipes da região que disputaram em cinco modalidades, sendo elas: dança com robôs, resgate de alto risco, cabo de guerra, sumô e corrida de carro autônomo.

Criada neste ano, a competição vem se consolidando como uma iniciativa inédita para a rede estadual de ensino, estimulando criatividade, inovação e protagonismo estudantil. As três melhores equipes de cada modalidade irão representar a regional na grande final estadual, marcada para setembro, em João Pessoa.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, prestigiou o evento e destacou a relevância da iniciativa para a aprendizagem dos estudantes. “Este é o primeiro campeonato de robótica da história da Paraíba, fruto de uma decisão do governador João Azevêdo e do nosso time da Secretaria de Educação. A robótica transforma o ensino da matemática, da física e da programação, porque leva o aluno à prática, ao aprendizado com as mãos. Já entregamos laboratórios de robótica a 100% das escolas integrais e a diversas escolas parciais, e estamos colhendo resultados expressivos, inclusive em competições internacionais”, afirmou.

Um dos membros da coordenação estadual de robótica, Carlos Albuquerque Araújo, ressaltou a dimensão do projeto e o protagonismo da Paraíba. “Hoje temos 20 equipes competindo em cinco modalidades, e as classificadas seguem para a fase estadual em João Pessoa. É um evento inédito para a rede pública e já faz da Paraíba referência nacional em robótica educacional”, avaliou.

Entre os estudantes participantes a experiência também é vivida com entusiasmo. Mainara Giovana Gomes de Arruda, estudante da 3ª série da Escola Integral de Cacimbas, falou sobre o impacto da robótica em sua formação. “Estamos competindo nas modalidades sumô e cabo de guerra. É muito gratificante porque a gente aprende diferentes tipos de robôs e novos conhecimentos. Quero que esse projeto continue para os próximos alunos, porque transforma nossa forma de aprender e pensar o futuro”, destacou.

Nesta semana a Competição Paraibana de Robótica realizou etapas na 13ª GRE, sediada em Pombal, e segue nestas quinta e sexta-feiras para as 7ª GRE (Itaporanga) e 11ª GRE (Princesa Isabel). As etapas regionais acontecem até o final do mês de setembro, quando os melhores times de todo o estado se encontrarão em João Pessoa para a grande final.

Resultados da Competição de Robótica – Regional Patos

Modalidade: Sumô – Nível 1
*  1º lugar – Robolouc@s (ECIT Pe. Jerônimo Lauwen)
*  2º lugar – Cuscuztron (ECI João Rogério Dias de Tolêdo)
*  3º lugar – Máquina de Turing (ECIT Lynaldo Cavalcante de Albuquerque)
* 4º lugar – Os Cariris MV (ECI Melquíades Vilar)

Modalidade: Cabo de Guerra – Nível 1
*  1º lugar – Robeinstein (ECIT Inácio da Catingueira)
*  2º lugar – Robolouc@s (ECIT Pe. Jerônimo Lauwen)
*  3º lugar – Wall-4 (ECIT Pe. Jerônimo Lauwen)
* 4º lugar – Cactos Prime (ECI João Rogério Dias de Tolêdo)

Modalidade: Resgate de Alto Risco – Nível 1
*  1º lugar – Wall-4 (ECIT Pe. Jerônimo Lauwen)
*  2º lugar – Máquina de Turing (ECIT Lynaldo Cavalcante de Albuquerque)

Modalidade: Carros Autônomos – Nível 1
*  1º lugar – Os Thundercats (ECIT Pe. Jerônimo Lauwen)