Em Petrolândia, escolas sediam mais uma edição da Caravana da Educação

Pernambuco

05.08.2019

A Caravana da Educação, promovida pela Secretaria de Educação e Esportes, continua percorrendo as regiões do Estado. Na última sexta-feira (02), a ação desembarcou na cidade de Petrolândia, localizada a 500 km da capital pernambucana, e mobilizou toda a comunidade escolar da Gerência Regional de Educação (GRE) Submédio do São Francisco. A Caravana chegou ao município acompanhada da reunião de Pactuação de Metas, uma das mais importantes ações do calendário anual da pasta.

Em Petrolândia, a Caravana da Educação movimentou as Escolas de Referência em Ensino Médio Maria Cavalcanti Nunes e de Jatobá, além da Escola Delmiro Gouveia, que receberam, respectivamente, os polos Cultural, Pactuação de Metas e Esportivo. O circuito de atividades culturais, esportivas e pedagógicas contou com a participação de mais de mil estudantes das 27 escolas jurisdicionadas à gerência regional.

Com decoração inspirada na cultura sertaneja, o Polo Cultural concentrou apresentações de dança e musicais. Por lá, o público conferiu espetáculos como a tradicional Quadrilha Junina e uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, falecido há exatos 30 anos. O tributo ao pernambucano, um grande expoente da música, e responsável por colocar a cultura nordestina no mapa da música popular brasileira, emocionou o público presente.

Integrante do grupo que homenageou Gonzagão, Larissa de Souza Silva, estudante da Escola São Francisco, de Petrolândia, contou como foi participar da Caravana da Educação. “Foi uma apresentação muito boa, apesar do nervoso. Foi a minha primeira Caravana e eu adorei participar”, disse. “Eu também gostei muito de participar deste evento, nos preparamos muito para esta apresentação. Nossa coreografia foi criada por um amigo nosso do terceiro ano e pela nossa gestora”, completou Breno Ferreira dos Santos, também da São Francisco.

“Sem dúvidas, a Caravana é uma grande ação em prol da educação do nosso Estado. A gente fica muito contente com o entusiasmo dos nossos estudantes e toda a dedicação de preparar essas apresentações. São verdadeiros espetáculos”, pontuou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio.

Com apresentações especiais e competições esportivas como cabo de guerra, tapembol e futsal, o Polo Esportivo, localizado na Escola Delmiro Gouveia, contou com a presença do secretário executivo de Esportes, Diego Pérez, e de Adriana Salazar, a primeira atleta pernambucana a participar de uma Olimpíada, em 1988. A programação do polo contou ainda com jogos de tabuleiro, como xadrez, dama e ludo.

PACTUAÇÃO DE METAS – Paralelamente às atividades da Caravana da Educação, a comitiva da pasta realizou mais uma reunião de Pactuação de Metas. O encontro, que aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Jatobá, contou com a participação de todos os gestores das unidades de ensino jurisdicionadas à regional e foi comandado por Amancio e pela equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

O secretário abriu a reunião agradecendo a participação de todos e fazendo um balanço do ano anterior, destacando ações como realização de formações, construção e inauguração de quadras cobertas e novas escolas. A conversa trouxe ainda assuntos como o IDEB, IDEPE e o Programa Criança Alfabetizada, lançado em junho deste ano.

A apresentação do secretário pontuou também os grandes avanços da gerência regional comandada pela professora Maria Dilma Marques. “A regional vem de um contínuo crescimento de proficiência. Nos anos finais do ensino fundamental, por exemplo, a regional conseguiu ter em Língua Portuguesa um desempenho acima do estado de Pernambuco”, disse. Para este ano, Amancio identificou como prioridades o foco nos avanços nos resultados de proficiência e um olhar especial para o ensino fundamental.

As próximas edições da reunião de Pactuação de Metas, bem como a Caravana da Educação, acontecem nesta segunda e terça-feira, 05 e 06 de agosto, em São José do Belmonte e Dormentes.