Em reunião de Conselho Nacional, secretário de Educação destaca avanços da rede de ensino de MT

Mato Grosso

15.03.2024

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, participa da 1ª Reunião Ordinária do Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação, no Hotel Marupiara, em Porto de Galinhas, Pernambuco. O evento começou nesta quinta-feira (14.03) e segue até sexta-feira (15.03), onde serão abordados temas como definições e posicionamentos sobre as mudanças no Novo Ensino Médio, a Lei do Piso do Magistério e o novo Plano Nacional de Educação.

Segundo Alan Porto, uma das discussões mais intensas está em torno do Novo Ensino Médio, que é organizado por áreas do conhecimento e não por matérias.  Alan destacou o desafio de engajar os jovens, ensinar e prepará-los para serem protagonistas de suas carreiras profissionais.

“O Novo Ensino Médio veio para revolucionar esta nova forma de fazer a educação no país e, em Mato Grosso, largamos na frente. Fomos o primeiro Estado a firmar esta parceria com o setor produtivo. O resultado disso no projeto de vida dos jovens é impactante, além dos resultados a médio e longo prazo com a geração de oportunidades de emprego”, disse o secretário  no evento.

Ainda sobre os itinerários formativos de educação técnica, o secretário falou que o Governo de Mato Grosso vem reforçando a oferta de vagas com importantes parcerias como as realizadas com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

Conforme Alan, a Seduc projeta para 2024, aproximadamente 16% de atendimento na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Já a meta até 2026, é chegar próximo de 30% dos estudantes do Ensino Médio. Ele ainda apresentou no evento as boas práticas implementadas na Educação pelo Governo de Mato Grosso.

Em 2023, 72% das crianças mato-grossenses terminaram o ano como leitoras. Isso representou um aumento de 40 pontos percentuais em relação a 2021. “É a prova de que estamos no caminho certo em nossa política de ensino e de aprendizagem”, explicou.

“Este cenário já é reflexo dos resultados do Plano EducAção 10 Anos, formado por 30 políticas educacionais e mais de 130 ações aplicadas em todas as áreas. O Governo de Mato Grosso estabeleceu a meta de colocar a rede estadual de ensino entre as mais bem avaliadas no país até 2032.  Todos os nossos cenários são otimistas”, concluiu.

No evento, os secretários ainda vão avaliar o andamento da Agenda da Aprendizagem do Consed e discutir as próximas ações dos fóruns temáticos e grupos de trabalho formados por técnicos dos Estados.

 “A reunião do Consed está sendo um ambiente de trocas, como define o próprio slogan do evento: A nossa força está no coletivo”.

O Ministério da Educação também se fará presente por meio da Secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt. Ela vai conversar com os gestores sobre a implementação do programa Pé de Meia, entre outras ações do MEC.

Rui Matos | Seduc-MT