Governo de Santa Catarina entrega obras de reforma e ampliação de escola destruída em 2020

Santa Catarina

15.02.2024

No dia da volta às aulas nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, o governador Jorginho Mello inaugurou a ampliação e reforma da Escola de Educação Básica Vitório Roman, em Vargem Bonita. Com a entrega da obra, nesta quinta-feira, 15, a capacidade de atendimento da escola será maior, suprindo uma antiga demanda da comunidade. O local havia sido destruído por uma tempestade de granizo, em 2020, e os alunos estavam estudando em um salão paroquial de forma provisória.

“Isso estava faltando pra Vargem Bonita. Agora nós estamos entregando de novo essa escola para dar conforto aos alunos e aos nossos professores que aqui trabalham. Eu não tenho dúvida que é uma obra importante, que custou mais de 12 milhões de reais, e como nós vamos agora incrementar os cursos técnicos é muito importante nós termos instalações que deem conforto e condições para que os alunos possam aprender. Educação é tudo e quanto melhor as instalações, mais conforto, mais possibilidade de autoestima e de aprendizado”, disse Jorginho Mello.

São 3.713,47 m² de área construída, com auditório, biblioteca, laboratórios, sala de informática, amplo setor administrativo, além de 12 salas de aula capazes de atender 360 alunos por turno, em um ambiente acessível e adequado ao ensino. O valor do investimento foi de R$ 12.326.233,57.

“No ano passado quando nós assumimos nós estivemos com os vereadores, com a direção da escola, com professores e com o governador Jorginho Mello nós assumimos o compromisso de realmente fazer com que essa escola tivesse condições de agora em 2024, estar pronta para oferecer aos jovens aqui de Vargem Bonita e da sua região um local agradável, uma escola bonita, uma escola com condições, com estrutura, com bons professores para que tenham efetivamente uma qualidade de ensino que eles merecem”, explica o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

As obras de ampliação e reforma devem vão melhorar a qualidade de ensino. A expectativa é que, com boa infraestrutura, sejam produzidos resultados significativos sobre o aprendizado dos estudantes das turmas de Anos Finais do Ensino Fundamental, de Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos da escola estadual.

“Estar no dia de hoje dividindo desse momento é muito especial, é um momento muito esperado pela comunidade Vargem Bonitense, sobretudo pelos alunos, pais e direção. Então, em nome do município a nossa gratidão porque a nossa escola terá muitas histórias boas aqui dentro”, disse a prefeita de Vargem Bonita, Rosamarcia Hetkowski Roman.

“Foi um pedido para que a gente pudesse fazer uma metodologia inovadora e mais rápida. E hoje a gente não só pode entregar uma nova escola, mas pode ampliar o número de alunos e ter essa metodologia inovadora que é o que a gente acredita de qualidade na educação”, disse a secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders.

 

Durante a cerimônia, a estudante Marjorie Luiza Marcolino Ribeiro leu uma carta de agradecimento ao governador Jorginho Mello em nome dos demais alunos da escola. Ela lembrou do que tiveram de passar para não abandonar os estudos. “A inauguração da nova escola, com paredes branquinhas e mobiliário adequado é motivo de celebração para todos nós. O projeto inovador com os recursos tecnológicos integrados proporciona um ambiente favorável ao nosso aprendizado, estimulando a criatividade e a busca pelo conhecimento. Foram dias de sofrimento, com acústica horrível, calor e frio intensos, tinha dias que já não sabíamos se estávamos na aula de Física ou de Língua Portuguesa, porque as divisórias entre as salas pareciam não existir. Parece surreal que em tão pouco tempo, menos de um ano, que o senhor governador Jorginho Mello está nos presenteando com o início do ano letivo diferente, muito alegre. A sensação é igual quando você ganha uma peça de roupa nova, com o cheiro de novo e é assim em relação à vontade de estudar e se levantar bem cedinho e ir para a escola recém-construída e mostrar o nosso comprometimento com o estudo”, disse a estudante.

Intempéries de 2020

Em 14 de agosto de 2020, Vargem Bonita foi atingida por um temporal de granizo. A escola teve a cobertura 100% destruída, danificando e inutilizando equipamentos tecnológicos, mobiliários e o acervo da biblioteca. Então, a unidade escolar passou a funcionar no salão paroquial, alugado pelo Estado de 2021 até 2023.

“Desde lá foi uma luta árdua, sofrida, para hoje chegar e ter a inauguração do novo prédio escolar. Mas não é só um novo espaço, novo prédio escolar é um ciclo novo de aprendizado pros alunos. Porque quase quatro anos num salão paroquial o aprendizado não ficou concretizado. Então foi uma vitória de muitas mãos, mas principalmente com o compromisso do Governo do Estado, que quando assumiu em 2023 comprometeu-se que estaria entregando a escola no início do ano de 2024”, disse a diretora da escola, Rosane Favretto.

Volta às aulas na Rede Estadual de Ensino

Os mais de 514 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino voltam às salas de aula em Santa Catarina, nesta quinta-feira, 15. Ao longo das últimas semanas, as 1.046 escolas estaduais aproveitaram para realizar reparos, limpezas e manutenções nas instalações, além de planejar as atividades para este ano letivo.

A Secretaria de Estado da Educação também promoveu a Semana Pedagógica, em conjunto com as Coordenadorias Regionais de Educação e as unidades escolares, com formações para os professores e demais profissionais da educação. Este ano, de maneira descentralizada, buscando contemplar as diferentes realidades das escolas estaduais catarinenses.

 

Mais informações:
Escrito por Christiano Vasconcellos /SECOM com contribuição de Marina Simões ASCOM/SED
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
(48) 3664-0454