Em Vitória da Conquista passagem da caravana é marcada por homenagens a Anísio Teixeira

Bahia

28.11.2019

A Caravana Anísio Teixeira fez a sua segunda parada no município de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, nesta quarta-feira (27), com uma programação voltada a homenagens ao educador baiano, no auditório da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB) e, também, no Campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante as atividades, destaque para o descerramento da placa memorial da caravana e a mesa-redonda “Anísio Teixeira: vida e obra”, da qual participaram estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Superior,  autoridades locais e representantes de entidades ligadas à Educação.

A caravana é promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), dentro do projeto “2020: Ano Anísio Teixeira”, que envolve uma série de ações para celebrar a vida e obra do educador, que em 2020 completaria 120 anos de nascimento. Formada por educadores e técnicos da SEC, a comitiva saiu de Salvador na noite de terça-feira (26) em direção à Caetité, terra natal de Anísio, com o objetivo de difundir o legado deste que é considerado um dos maiores educadores brasileiros de todos os tempos. 

A mesa-redonda “Anísio Teixeira: vida e obra”, sob a coordenação do reitor da UESB, Luiz Otávio de Magalhães, teve o tema exposto pelo filho de Anísio Teixeira, professor Carlos Teixeira; o reitor da UFBA, João Carlos Salles; e a professora Danúsia Cardoso Lago, do Instituto Multidisciplinar em Saúde do Campus Anísio Teixeira (IMS-UFBA) de Vitória da Conquista. Ainda no local, foi lançado o livro “Menino movimento”, de autoria de Sandra Santos e Denise Calasans, obra sobre a infância de Anísio Teixeira.

O coordenador da caravana, professor Naomar Almeida Filho, fez um balanço sobre a atividade, nas duas cidades. “A caravana começou muito bem. O primeiro evento, em Jequié, foi de uma densidade, de uma profundidade e, ao mesmo tempo, com uma capacidade de interessar a todos que estiveram pela história de Anísio. Tivemos a secretária de Ciências e Tecnologia, Adélia Pinheiro, que fez um apanhado da obra do educador no sentido da Ciências. Ele foi um intelectual muito respeitoso das ciências e um apaixonado pela tecnologia. E o reitor Luiz Otávio (UESB) fez um trabalho de historiador, que é a área dele, recuperando muitos detalhes da vida de Anísio, com base em biografias consagradas, fazendo um apanhado principalmente na fase inicial da vida de Anísio, que teve muitos episódios marcantes, inclusive de cunho político, e sua relação com a igreja, com a religião e toda a trajetória dele em colaboração com o Escola Novista, aquele movimento de democratização e ampliação do acesso à escola”, detalhou Naomar.

Além de representantes do Núcleo Territorial de Educação – Sudoeste Baiano (NTE 20); participaram do evento representantes da prefeitura municipal, a exemplo do chefe da Casa Civil, Murilo Marmore, e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME Bahia), Norisley do Nascimento.

Quinta-feira em Caetité

Após passagem por Jequié e Vitória da Conquista, a Caravana Anísio Teixeira desembarca em Caetité, na quinta-feira (28), para um dia inteiro de atividades. A partir das 9h, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), será realizada uma reunião dos Conselhos de Educação da Bahia. Em seguida, a mesa redonda sobre “O legado de Anísio Teixeira”, terá entre os participantes, o professor e ex-reitor da UFBA, Naomar Almeida; o professor Juliano Matos, da Fundação Anísio Teixeira; o professor da UFBA, João Augusto Rocha; e a professora Rosany Silva, presidente do Conselho Municipal de Educação de Caetité. 

No período da tarde, a partir das 14h, será realizada outra mesa redonda: “120 anos de Anísio Teixeira: desafios para uma educação democrática na Bahia”, coordenada pela professora Gilvânia Nascimento, coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME - Bahia). A atividade de encerramento da primeira etapa da Caravana será na Casa Anísio Teixeira, em Caetité, a partir das 14h. Devem participar, o prefeito de Caetité, Aldo Ricardo Gondim; o reitor da UNEB, José Bites; a presidenta do CEE, Anatércia Contreiras; Gilvânia Nascimento, da UNCME Bahia; e Juliano Matos, presidente da Fundação Anísio Teixeira.

Mais sobre o Projeto

No dia 12 de julho, data do 119º aniversário de nascimento de Anísio, aconteceu o lançamento do projeto Ano Anísio Teixeira em 2020, por meio da publicação do decreto governamental nº 19.132/2019, que nomeou uma Comissão Executiva para gestão de atividades em homenagem ao educador. A programação de atividades para o Ano Anísio Teixeira, proposta pela Comissão, consistirá em eventos, publicações, lançamentos, premiações, celebrações e outros atos públicos.