Rio Grande do Norte
16.09.2025Diretores Regionais, dirigentes municipais, articuladores e técnicos da educação participaram, na manhã desta terça-feira (16), em Natal, do Encontro de Boas Práticas de Gestão para a Alfabetização. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), por meio da Subcoordenadoria de Ensino Fundamental (SUEF) e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-RN), em parceria com a Associação Bem Comum, o evento fortaleceu o regime de colaboração entre Estado e municípios e destacou iniciativas que vêm contribuindo para o avanço da alfabetização de crianças no Rio Grande do Norte.
A programação foi aberta com a mesa institucional, composta pela secretária de Estado da Educação do RN, pelo presidente da UNDIME-RN, pelo coordenador-geral de Alfabetização do MEC, pelos articuladores estaduais da Renalfa e pelo coordenador de implementação da Associação Bem Comum.
Em seguida, os participantes acompanharam dois painéis. O primeiro, “Alfabetização no território potiguar: estratégias de gestão da regional, municípios e escolas”, contou com a participação das educadores Suenyra Nóbrega, diretora da 10ª DIREC, da Alzira Rocha, dirigente municipal de Educação de Taboleiro Grande e de Serjane Macêdo, professora da rede pública de Parnamirim, sob mediação da UNDIME-RN. O segundo painel, “Vivências interinstitucionais: lições e caminhos para fortalecer a alfabetização”, reuniu a secretária adjunta da Educação de Queimadas (PB), Rachel de Morais, e a secretária executiva de Cooperação com os Municípios da SEDUC-CE, Emanuelle Oliveira, com mediação da SEEC.
Para a secretária adjunta de Estado da Educação, o encontro reforça o papel das parcerias no fortalecimento da aprendizagem: “A alfabetização é prioridade estratégica do Estado e só se concretiza quando trabalhamos de forma integrada. Este evento foi fundamental para valorizar as boas práticas que já estão em curso e inspirar novas soluções em prol do direito de aprender de cada criança potiguar”, destacou Cleonice Kozerski.
Ao final, gestores e técnicos ressaltaram a importância da continuidade dos espaços de diálogo e do fortalecimento das práticas colaborativas entre Estado e municípios. O encontro se consolidou como mais um passo na construção de uma agenda comum para a qualidade da alfabetização no Rio Grande do Norte.