Encontro de líderes de turma incentiva o fortalecimento do protagonismo juvenil

Piaui

15.03.2023

Imprescindível para o bom desempenho da intermediação entre a escola e o estudante, o grêmio estudantil representa os interesses dos estudantes e leva reivindicações às instâncias escolares, além de propor a execução das mais diversas atividades desenvolvidas nos espaços educacionais como palestras, exposições, jogos esportivos, eventos culturais, aulas complementares, dentre outros.

Com o advento da lei nº 7.398, de 4 de novembro de 1985, que dispõe sobre a organização de entidades estudantis representativas dos estudantes de 1º e 2º graus, atualmente ensino básico, os grêmios estudantis passaram a ser de livre organização e hoje é instrumento fortíssimo de lutas para as conquistas educacionais e cumpre papel importante no fortalecimento da democracia escolar.

Com o objetivo de contribuir com a vivência dos jovens dentro da sociedade, e com isso criar condições para a melhoria da qualidade de vida e o estímulo ao convívio dentro e fora com a classe social, construindo cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, tendo conhecimento de seus deveres e direitos, com ênfase nas escolas, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) por meio da Supervisão de Grêmios Estudantis (SUGRES) realizou, na manhã dessa quarta-feira (15), no auditório do Premen Norte,  o 1º Encontro de Líderes de Turma das Escolas da Rede Pública Estadual jurisdicionados à 4ª Gerência Regional de Educação (GRE).

O supervisor de Grêmios Estudantis, Hedson Barata, afirma que a meta para esse ano é conseguir expandir o número de grêmios estudantis nas escolas para realizar trabalhos com foco no protagonismo do estudantes. “Hoje a palestra aqui é para líderes de turma, para que eles possam saber o que é o grêmio estudantil, mas também para saber as atribuições de um líder de turma dentro da escola. O grêmio começa pelos líderes de turma. É importante esse trabalho inicial porque, a partir dele, iremos dar uma alavancada em outros trabalhos. A ideia é que possamos expandir, dentro de Teresina, para realizarmos esses trabalhos com foco no protagonismo dos estudantes. O trabalho de mobilização dos líderes de turma também é realizado nas gerências do interior do Estado", declara.

Na ocasião foram realizadas palestras sobre a função do líder de turma e como criar um grêmio estudantil na escola para que os estudantes estimulem e exercitem a participação e o envolvimento na vida escolar e comunitária. O momento incentivou, principalmente, o protagonismo juvenil dos estudantes, além de orientar no planejamento, organização, controle e relação interpessoal dos líderes de turma e membros dos grêmios estudantis, promovendo a socialização e troca de experiências de líderes estudantis e colaborando na criação da comissão pró grêmio das escolas presentes.

Maria José Mendes, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, revela que a proposta de expandir o grêmio estudantil nas escolas faz parte do plano de governo, que é de incentivar o protagonismo juvenil dos estudantes cada vez mais nas escolas. Em discussão com gestores, ela enfatiza que a proposta é que o grêmio estudantil esteja presente dentro do calendário pedagógico e planos de ação das escolas.

“Nós estamos pensando conjuntamente com os gestores da Seduc no sentido de trazermos a proposta do grêmio estudantil para o calendário pedagógico nas escolas, nos momentos de conselhos de classe. Para nós é muito importante esse trabalho dos líderes de construção de grêmio porque está alinhado com a grande proposta do Ensino Médio, que é o protagonismo do estudante. Então essa questão de líderes e formação de grêmios é necessária para que eles possam estar entendendo realmente dos seus direitos, mas principalmente dos seus deveres”, destaca a diretora.

O encontro contou com a presença do supervisor de Grêmios Estudantis, Hedson Barata; da diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes, representando o secretário de Educação, Washington Bandeira; do coordenador da Coordenadoria Geral da Juventude (COJUV), Everton Calisto; do gerente da 4ª GRE, Tarcísio Pires; gestores de educação e líderes de turma das 42 escolas da 4ª GRE.

O estudante e presidente do grêmio estudantil do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), Vinicius Nunes, destaca a importância do seu papel dentro da instituição de ensino. “Não é só de liderança que se tem o grêmio estudantil. O grêmio estudantil é onde começamos a entender a importância da cultura, do esporte e até da política dentro da escola. Lá no Liceu temos coordenações de cultura, de eventos, de finanças, de esporte. Eu acredito que dentro da escola, o grêmio estudantil tem um papel fundamental para escutar os alunos”, disse.

O gerente da 4ª GRE, Tarcísio Pires, afirma que a gerência está apoiando o movimento e conversando com os gestores para que possam se abrir a essas possibilidades de fomentar a liderança do estudante na escola e, consequentemente, com o fortalecimento dessa liderança, também abrir portas para que surjam grêmios estudantis preparados, organizados e verdadeiramente atuantes. “O estudante precisa ter voz e vez dentro da escola e possa ser um agente de transformação nesse ambiente, já que ele é um protagonista e faz a sua história acontecer. Os estudantes que têm lideranças sobre os demais colegas, vão estar se aprimorando ainda mais desse fazer, para que possam também ajudar a escola e os colegas a construir um ambiente cada vez mais saudável, um clima escolar favorável, onde a violência, a discórdia e as intrigas possam cair por terra e que se possa ter um campo favorável para florescer a Educação na sua mais extrema importância da palavra e do fazer”, explica.

"É daqui que surge a política. Em parceria com a Seduc, a Conjuv levará condições para que os estudantes possam desempenhar o papel como líderes. É importante promover esses debates, em eventos, nas turmas, nas escolas, para apresentar propostas e definir os objetivos", completa o coordenador da Coordenadoria Geral da Juventude, Everton Calisto.

Alunos interessados em criar um grêmio estudantil deverão procurar a supervisão de grêmios da Seduc, que deve ser composta por representantes de turmas de todas as classes, para juntos divulgarem a criação do grêmio pela escola e elaborar um projeto de estatuto.