Encontro de mobilização do Saeb é realizado no território do Médio Sertão sergipano e na capital

Sergipe

17.11.2021

Com a proximidade da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas escolas sergipanas, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizou nesta sexta-feira, 12, encontros de mobilização com a Diretoria Regional de Educação 5, no território do Médio Sertão sergipano; e com a Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), à qual são circunscritas as escolas públicas estaduais localizadas na capital. 

Segundo uma das integrantes da coordenação estadual de logística de aplicação do Saeb em Sergipe, Katia Suzane Araújo, participaram do encontro na DRE 5, que ocorreu no município de Nossa Senhora das Dores, os secretários municipais de educação de Nossa Senhora das Dores, Aquidabã, Cumbe, Feira Nova e Capela, bem como diretores escolares das unidades da Rede Pública Estadual de Ensino desses municípios. “O objetivo da ação foi apresentar as diretrizes para a aplicação do Saeb 2021”, enfatizou. 

Para o diretor da DRE 5, João Luiz Andrade Dória, o momento foi muito importante para esclarecimentos acerca do Saeb e também para a compreensão sobre o quanto a avaliação é necessária neste momento em razão de todo o período de pandemia vivenciado no Brasil. “O Saeb vai nos permitir também termos dados para definição das políticas públicas, principalmente no tocante à melhoria da aprendizagem dos nossos alunos. Destaco que a mobilização tem permitido um retorno das atividades presenciais por parte de muitos estudantes. Isso é muito bacana porque muitos alunos voltaram a participar das aulas de modo presencial após a mobilização do Saese,  e com o Saeb isso está se consolidando”, concluiu. 

Em outro ponto do estado, as equipes escolares estavam reunidas na sede da DEA, em Aracaju, para tratar da mobilização do Saeb, e, consequentemente das estratégias e diretrizes para a realização da prova. De acordo com a diretora da DEA, Gilvânia Guimarães, o encontro foi muito oportuno e esclarecedor. “As equipes gestoras das escolas da DEA já vivenciaram a aplicação do Saese, daí conseguem avaliar e corrigir acertos e falhas. Todas as nossas escolas estão engajadas na mobilização de estudantes e professores para realização das provas do Saeb, com estratégias de acolhimento socioemocional, lanche especial, sorteio de brindes, premiação de turmas, festas, passeios. Estes são exemplos de ações para garantir que no mínimo 80% dos estudantes das turmas avaliadas estejam presentes no dia da prova”, disse.

O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. 

As provas são aplicadas nas categorias amostral e censitária, abrangendo o público-alvo das escolas públicas e privadas, nas turmas de creche ou pré-escola da Educação Infantil, 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 3ª e 4ª séries do Ensino Médio. Em Sergipe, os alunos das escolas públicas serão submetidos à avaliação a partir do dia 22 de novembro, com previsão de conclusão em 10 de dezembro. A Rede Privada de Ensino também terá um cronograma de agendamento para efetuar a aplicação das provas.