Encontro de Práticas Pedagógicas Sergipanas do Projeto Aula Digital expõe projetos educacionais inspiradores

Sergipe

12.12.2023

Trinta e cinco projetos realizados em escolas das redes estadual e municipais de Sergipe, que compõem o 'Projeto Aula Digital', foram conhecidos pelo público nesta quinta-feira, 7, na Amostre-se, como parte da programação do III Encontro de Práticas Pedagógicas Sergipanas, realizado pela Fundação Telefônica Vivo (FTV), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe (Seduc), secretarias municipais de Educação e Instituto Paramitas.

O encontro teve a perspectiva de proporcionar um espaço de integração entre educadores que compõem o Aula Digital, por meio do compartilhamento de práticas pedagógicas, com foco no ensino da Matemática e atrelado à tecnológica. A Amostre-se reuniu 35 projetos inspirados com prévia inscrição, e quatro projetos foram socializados no palco do encontro, além da realização de salas temáticas.

“Esse é o terceiro ano da Amostre-se, que é uma ideia de culminância e celebração das atividades realizadas pelos professores ao longo do ano, usando os recursos que foram disponibilizados por meio das formações, das parcerias que fizemos na criação das atividades, elencando o currículo sergipano com as tecnologias que o ProFuturo traz. É o momento de amostra-se”, disse a coordenadora do Instituto Paramitas, Cláudia Stipp.

Na mesa de abertura do evento, o secretário executivo da Seduc, Marcel Rezende, parabenizou a iniciativa por entender que a tecnologia no ambiente escolar é uma realidade que exige urgência, por ser através dela que se instigam os alunos a perceberem um problema e a criarem soluções. “A tecnologia ajuda a criar hipóteses, ideias, interação. Os alunos não são programados, mas propõem a programação. São espaços de criação, e essa é a escola do século XXI”, afirmou.

Também participaram da mesa, o diretor de Educação da Seduc, Genaldo Freitas; a coordenadora do Serviço de Ensino Fundamental da Seduc, Kelly Valença; a analista de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo, Renata Salomé; a secretária municipal de Educação de Nossa Senhora das Dores, Anabel Santos; a coordenadora do Instituto Paramitas, Cláudia Stippe, e o professor da rede pública estadual e municipal de Gararu, Jeferson Marques da Silva.

Na plateia, formada por mais de 400 educadores, estiveram entre eles os professores que desenvolveram atividades pedagógicas e se inscreveram para a Amostre-se em quatro eixos: inovação e tecnologias educacionais, jogos e brincadeiras, inclusão e diversidade e experimentação no ensino, todos focados na Matemática.

A professora do Colégio Estadual Maria Montessori, de Feira Nova, Fernanda Azevedo, mostrou orgulho ao ver o banner do projeto ‘A matemática de forma divertida”, promovido dentro do eixo ‘Jogos e Brincadeiras’. Ela contou que foram desenvolvidos jogos lúdicos, oportunizando a aprendizagem da Matemática de forma atrativa em que o aluno se sinta valorizado. “Acredito nessas ações para melhorar a aprendizagem, de forma mais divertida e atraente”, contou.

Aula Digital

O programa é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Seduc, em regime de colaboração com municípios, contando como articulador regional o Instituto Paramitas. O 'Aula Digital' utilizada a filosofia do ProFunturo e foi instituído em Sergipe em 2017. Atualmente, atende a 601 escolas, dentre as quais 135 estaduais, em 29 municípios sergipanos.

Em 2023, já beneficiou cerca de 6,5 mil educadores e mais de 80 mil alunos. Os educadores participantes receberam formação presencial sobre temas ligados à inovação educativa, ferramentas de acompanhamento do processo de aprendizagem personalizado dos estudantes e inspirações para novas experiências educacionais. Também são disponibilizados conteúdos pedagógicos digitais em um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa. As escolas beneficiadas recebem kits tecnológicos compostos por notebook e roteador para o professor e tablets para alunos, além de projetor e tela de projeção.