Encontro de tecnologia debate transição das atividades remotas ao ensino híbrido

Rio Grande do Norte

22.11.2021

Nos últimos dois anos, a tecnologia mostrou o caminho para que estudantes e professores continuassem o processo de aprendizagem. Mesmo com o retorno das atividades presenciais, o uso dessas tecnologias passou a ser mais presente dentro e fora da sala de aula. Discutindo esse impacto e para apresentar estratégias destinadas a rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer realiza a 2ª edição do Encontro de Tecnologias Educacionais do Rio Grande do Norte (ETERN), com o tema “Da Educação Remota ao Ensino Híbrido: Desafios, Perspectivas e Aprendizados”. O encontro iniciou-se nesta segunda (22) e segue até quinta-feira. A abertura oficial será nesta terça (23).

O evento conta com participantes inscritos de todo o RN e será totalmente virtual, com atividades transmitidas pela internet, por meio do canal da SEEC no YouTube e por plataformas de videoconferência. A governadora Fátima Bezerra fará a abertura oficial do evento, acompanhada do titular da Educação do RN, Getúlio Marques, e da secretária adjunta da pasta, Márcia Gurgel.

“Nosso objetivo é promover o diálogo sobre vivências relativas ao ensino remoto ou híbrido, bem como, compartilhar experiências com uso de tecnologias educacionais, as quais proporcionem inovação na prática pedagógica. Esse é o caminho e um dos legados que levaremos para o período que entraremos, o pós-pandêmico”, frisa o secretário Getúlio Marques.

Composta por palestras, oficinas, relatos de experiências, telas de diálogos, entre outras atividades, a programação completa do evento está disponível no site do ETERN, que pode ser acessado em http://etern.seec.rn.gov.br/. O ETERN é coordenado, na SEEC, pelo Grupo de Processamento de Dados e Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias, em parceria com os Núcleos de Tecnologias Educacionais, o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) e o Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS).

Em seu segundo ano, o ETERN se consolida no calendário oficial da SEEC como principal evento no campo da tecnologia. Diversas instituições formam o grupo de convidados, como o Ministério da Educação de Portugal, as Universidades Federais de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e a Rural do Semi-Árido, as Universidades Estaduais do Rio Grande do Norte, de Campinas, Paulista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Instituto de Ciências Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Amplifica - Empresa parceira do Google, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Faculdade MASP e o Espaço de Integração da Vida.

Link para a abertura do evento: https://youtu.be/hrAHrsGl9RE