Encontro debate planejamento estratégico da Educação de Alagoas

Alagoas

06.07.2023

Secretários e superintendentes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estiveram reunidos durante dois dias, no Maceió Atlantic Suítes, em Maceió, para um encontro de alinhamento e construção do planejamento estratégico da educação estadual para o segundo semestre de 2023 e anos posteriores.

Conduzido pela equipe técnica do Instituto Gesto, responsável pela implementação dos programas Formar (que colabora com a gestão pedagógica e administrativa das redes públicas de educação) e Fortalecer (que apoia estados e municípios na construção de políticas para suas lideranças), o encontro, encerrado nesta terça-feira (04), serviu para estruturar os objetivos estratégicos da educação, visando ao fortalecimento das redes públicas de ensino em todo o estado.

 

Entre os documentos norteadores está o Plano Decenal de Educação, instituído pela Lei Nº 7.795, de janeiro de 2016, que traz em seu bojo questões como a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, superação das desigualdades educacionais, melhoria da qualidade do ensino e a consequente elevação dos indicadores educacionais.

Na oportunidade, o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, destacou a importância de um bom planejamento para uma gestão alinhada e fortalecida, de uma gestão escolar integralmente comprometida com escola e aluno, além do desenvolvimento de ações estratégicas, sobretudo nos anos iniciais, garantindo que a educação estadual seguirá focada na melhoria da aprendizagem.

 

“Sem planejamento estratégico a gente não vai a lugar nenhum. Então, a gente precisa planejar, valorizar, envolver, motivar e fazer com que as pessoas tenham na sua cabeça que cada ideia é a ideia de todos. Neste processo, a Seduc tem o papel de dar suportes à rede como um todo. Gerenciar não é fácil, visto que o nosso estado tem uma grande diversidade cultural. Precisamos apoiar os municípios para suprir as principais necessidades e conferir ao ensino público a qualidade esperada por todos”, declarou Marcius Beltrão.

Manuella Nobre / Ascom Seduc