Encontro em Cuiabá reúne dirigentes de Educação do Centro-Oeste

Sistema Educacional

13.06.2018

Cuiabá sedia nesta terça e quarta-feira (12 e 13.06) o IV Encontro da Região Centro-Oeste dos Conselhos Municipais de Educação. O evento, que ocorre no Hotel Mato Grosso Palace, reúne conselheiros e gestores dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Mato Grosso será representado pela secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide kliemaschewsk.

De acordo com os organizadores, o objetivo é contribuir com a formação dos conselheiros e gestores e permitir a troca de experiências para o desenvolvimento das funcionalidades do Sistema de Ensino nos estados e municípios da região Centro-Oeste.

A vice-presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), da Regional Centro-Oeste, Regina Lúcia Borges Araújo, ressalta que o momento é de fortalecimento dos Sistemas de Ensino e dos Conselhos de Educação.

Agenda

A abertura oficial do encontro será às 18h com a presença das autoridades. Em seguida, haverá o Panorama das Ações da União Nacional dos Conselhos (UNCME), proferida pelo presidente da instituição, Manoel Humberto Gonzaga Lima.

Na terça-feira (13), no período da manhã, a parti das 8h, ocorrem duas mesas redondas com os temas Regime de Colaboração e o fortalecimento dos Sistemas de Ensino Nacional, Estadual e Municipal e A Política de Educação Infantil frente aos desafios da BNCC.

No período vespertino, às 14h, a mesa redonda vai discutir a Implantação da Base Nacional Comum Curricular e o papel dos Conselhos de Educação, com os palestrantes Raph Gomes Alves - Diretor de Currículos e Educação Integral - SEB / MEC.

Às 15h30, a última mesa redonda aborda o papel dos Conselhos de Educação Estadual e Municipais no Monitoramento dos Planos de Educação. O encerramento ocorre às 18h.

Realização

O IV Encontro dos Conselhos de Educação da Região Centro Oeste é uma realização União dos Conselhos Municipais de Educação da Região Centro Oeste e Mato Grosso, Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE-MT), Conselho Municipal de Educação de Cuiabá.

O evento conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer (Seduc), Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá  (SME/Cuiabá), Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande  (SME/VG), União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (UNDIME/MT), Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa do Estado de MT e a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Turismo, Desporto, Meio Ambiente, Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Educação de Cuiabá.

Serviço

Evento: IV Encontro dos Conselhos de Educação da Região Centro Oeste

Data: 12 e 13 de junho (terça e quarta-feira)

Abertura Oficial - terça-feira (12), às 18h

Local: Mato Grosso Palace Hotel (Rua Joaquim Murtinho, nº 170, Centro Norte, Cuiabá)