Encontro formativo com professores de Educação Física foca na priorização curricular sergipano

BNCC

23.06.2021

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Ensino Fundamental do Departamento de Educação (SEF/DED), iniciou na manhã desta terça-feira, 22, na plataforma Zoom, um ciclo de encontros formativos direcionado a professores de Educação Física da Rede Pública Estadual de Educação. O primeiro encontro formativo abordou o tema Priorização Curricular do componente Educação Física/Currículo de Sergipe.

De acordo com a diretora do DED, Ana Lúcia Lima, o momento destaca-se pelo empenho dos professores e coordenadores pedagógicos para assegurar os estudos  dos alunos da Rede Pública Estadual neste momento de enfrentamento à pandemia. A formação é destinada a todos os professores que ministram o componente curricular Educação Física e aos que trabalham com os projetos esportivos. “Enfatizo a necessidade do engajamento dos estudantes e das famílias nas atividades escolares,  promovendo a continuidade da aprendizagem dos alunos. Ressalto também a importância do componente Educação Física e das atividades esportivas para a saúde e bem-estar, além do desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais que são imprescindíveis à formação integral dos estudantes, incluindo os valores éticos, a solidariedade, o protagonismo, o respeito às diferenças e tantos outros valores necessários para a convivência social”, disse Ana Lúcia Lima.

Para a chefe do Serviço de Ensino Fundamental, professora Kelly Valença, o encontro formativo objetiva dar suporte ao trabalho dos professores do componente curricular Educação Física, que faz parte da área de Linguagem. “É de extrema relevância para todos que fazem o Serviço de Ensino Fundamental esse laço estreito com o centro do processo de ensino e aprendizagem, que são os nossos professores lotados nas unidades de ensino”, concluiu.

Segundo o coordenador de Esporte Educacional, representante da Superintendência Especial de Esporte (Supee), Wendel Ribeiro, a iniciativa do SEF contribui para a atualização dos professores de Educação Física sobre o currículo sergipano e fortalece o papel da disciplina para a formação educacional dos alunos, especialmente no Ensino Fundamental, além de fortalecer o esporte educacional que transcende a educação formal. “Para a Superintendência de Esporte essa formação possibilita um melhor alinhamento entre os professores e o planejamento estratégico da Seduc e o Governo do Estado para a união entre esporte e educação”.

O primeiro ministrante do curso foi o professor João Manoel de Faro Neto, assessor do DED e redator do Currículo de Sergipe da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, do componente curricular Educação Física. Sua apresentação se deu com a exposição do documento de priorização curricular, considerando o contexto e as necessidades dos estudantes; o tempo em que a aprendizagem acontece; os recursos disponíveis para a aprendizagem e a finalidade da aprendizagem a partir do contexto atual.

Além disso, o professor João Manoel ressaltou que o documento não é um novo currículo, e promoveu indagações como: “A escola conseguirá trabalhar todas as habilidades propostas?; O desenho curricular definido antes da pandemia atende às possibilidades e necessidades dos estudantes neste cenário?; O que os estudantes precisam aprender nestes anos letivos atípicos?; dentre outros temas e orientações burocráticas de regência de classe no ensino remoto.

A reflexão acerca desses e de outros temas aconteceu no sentido de a Seduc oferecer suporte pedagógico para o replanejamento docente e escolar. Segundo João Manoel de Faro Neto, “nesse primeiro encontro formativo, os cursistas puderam compreender que a priorização curricular é uma etapa importante na continuidade das ações pedagógicas. Essa estratégia define o direcionamento intencional do processo de aprendizagem emergencial, a partir de objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, e habilidades focais. O currículo priorizado deverá orientar o planejamento docente, a prática pedagógica e ser referência na avaliação da aprendizagem”.

O segundo encontro formativo acontecerá no dia 6 de julho e abordará sobre Projetos de Área e seus impactos no aprendizado dos estudantes; em 19 de agosto, o terceiro momento da formação ocorrerá sob a luz do tema Projeto de Vida componente curricular e no Prosic; por fim, no dia 26 de outubro, será abordada a Avaliação da Aprendizagem no Componente Educação Física.