Bahia debate intersetorialidade na Educação durante Encontro Nacional

Bahia

20.05.2025

Promovido pelo Ministério da Educação, o I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional iniciou nesta terça-feira (20). O evento reúne gestores, especialistas e representantes de diferentes áreas para fortalecer a articulação de políticas públicas voltadas à formação integral dos estudantes. A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) participa das discussões e apresenta experiências e estratégias desenvolvidas no Estado.

O assessor especial da SEC, Manoel Calazans, representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), destacou a importância do trabalho conjunto em áreas estratégicas. “Trabalhar a educação sob a perspectiva da intersetorialidade é essencial. A escola sozinha não dá conta dos desafios, por isso precisamos integrar saúde, assistência social e outras políticas para garantir a permanência dos estudantes”.

A SEC conta com programas que dialogam diretamente com a intersetorialidade, como a Jornada Pedagógica e o Educa Mais Bahia. Essas iniciativas promovem a integração entre saúde, assistência social, segurança e educação, visando garantir melhores condições para o aprendizado e a permanência dos estudantes na escola. Além disso, a Secretaria da Educação utiliza ferramentas como o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) e o Sistema de Gestão da Aprendizagem, que auxiliam na recomposição e no fortalecimento dos processos educativos.

Encontro Nacional debate intersetorialidade na Educação
Foto: Luiz Carrera

O evento, que segue até esta quinta-feira (22), também conta com painéis e trocas de experiências que fortalecem a construção de políticas públicas integradas.

Também estiveram presentes no evento Anderson Passos, dirigente municipal de Educação de Aratuípe, e vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (UNDIME-BA), representando a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Brasil (UNDIME Nacional); Manoel Humberto Gonzaga Lima, presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME); e Antonio Claret Campos Filho, diretor de Articulação Intersetorial, representando a Secretaria de Articulação Intersetorial com os Sistemas de Ensino (SASE).