Encontro para discutir implementação da BNCC é realizado na capital do Acre

Base Nacional Comum Curricular

03.04.2018

Encontro para discutir implementação da BNCC é realizado na capital do Acre

Texto: Mágila Campos

Gestores das escolas públicas de Rio Branco participaram no dia 26 de março, do Encontro Regional para Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas Redes e Escolas do Acre. A reunião foi no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). Representantes das redes e conselhos de educação participaram do evento.

A base é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da educação básica têm o direito de aprender. É um documento previsto em lei e deve ser obrigatoriamente observado na elaboração e implementação dos currículos das redes públicas e privadas das zonas urbanas e rurais.

Durante o encontro, o secretário de Educação e Esporte, Marco Brandão, falou da importância de construir uma base que contribua para a melhoria da qualidade do ensino em nível nacional, sem deixar de pensar nas peculiaridades de cada região.

“Precisamos, a partir desse documento norteador, produzir um currículo que garanta a equidade de aprendizagem para os nossos estudantes e, sobretudo, tenha a cara do Acre, respeitando todas as nossas peculiaridades e particularidades”, ressalta.

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Iris Célia Cabanellas, ressaltou que os gestores acreanos não podem ser apenas os consumidores do que é apresentado. “Temos que ser produtores de tudo que é construído e que interfere no processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes”, explica.

A Base

O encontro teve como objetivo mobilizar as redes públicas estaduais e municipais para o Dia D, quando as escolas conhecerão a BNCC, que já teve sua versão homologada tanto no ensino infantil quanto fundamental.

O Dia D vai ser realizado no Acre no próximo dia 6 de abril, data em que as escolas conhecerão as principais diretrizes da base, como, por exemplo, os direitos e deveres dos estudantes e o que eles precisam aprender em cada área do conhecimento.

A diretora de ensino da SEE, Rúbia Cavalcante, explica que a discussão em torno da BNCC é realizada desde o governo da ex-presidente Dilma Rousseff,  em nível nacional e estadual, e que agora os debates estão em fase de  implementação.

“Esse encontro está sendo realizado em todas as regionais, para que os educadores de todos os vinte e dois municípios acreanos tenham condições de implementar a base em suas localidades”, frisa. Em Cruzeiro do Sul, por exemplo.