Encontro promove debate sobre o TEA com professores da Sala de Recursos da rede estadual

Amazonas

05.04.2024

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar realizou, nesta sexta-feira (05/04), a 1ª edição do “Autismo e Educação: múltiplos olhares à luz da educação”. O encontro, que aconteceu em alusão ao mês de conscientização sobre o autismo, foi realizado na Escola Estadual (EE) de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, na zona centro-sul da capital, e reuniu os professores que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais da rede estadual. 

Celebrado na última terça-feira (02/04), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem sido tema de ações em escolas da rede estadual de ensino. Na EE de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, o encontro abordou, com palestras, o debate sobre técnicas de atendimento especializado aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA),  informações sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI) e informações sobre psicomotricidade. 

"O público da Educação Especial demanda práticas pedagógicas específicas. Precisamos sempre estar atualizados de conhecimento e, por isso, estamos com os professores aqui, porque são eles que estão mais próximos da escola e dos alunos", destacou a coordenadora do Centro de Apoio Educacional Específico (Caesp), Adriana Magalhães.

Além de profissionais da Educação Especial, o evento também contou com a participação de psicólogos da associação Mãos Unidas pelo Autismo (Mupa), que oferece atendimento para crianças e adolescentes com TEA.

Sala de Recurso 

As salas de recursos multifuncionais têm a função de potencializar o ensino dos alunos com deficiência ou com altas habilidades para promover condições de acesso, aprendizagem e participação no ensino regular. Previstas em lei (decreto n° 7.611, de 2011), as salas são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para oferta do atendimento educacional especializado.

Após o encontro, a professora Maria Auxiliadora Caranha, profissional do atendimento especializado, que atua na EE Profª Myrthes Marques Trigueiro, na zona leste, afirmou que vai desenvolver os tópicos debatidos em sala.   

"Esse momento é muito rico para nós, professores, porque sempre temos que buscar o novo. São alunos diferentes e nosso objetivo é fazê-los aprender da melhor forma possível. Essas formações são essenciais para isso", ressaltou a docente. 

Além dos professores, o encontro também contou com representantes de todas as coordenadorias distritais de educação, com o objetivo de disseminar as informações debatidas 

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto