Encontro reúne profissionais da Educação Especial em Santa Helena de Goiás

GO

08.10.2021

Mediadora da Inclusão na Coordenação Regional de Educação (CRE) de Rio Verde, Maira Mendonça foi uma das convidadas do 2º Encontro de Profissionais da Educação Especial da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Santa Helena de Goiás. Maira, que é mestre em Educação com a temática Inclusão, fez a palestra ‘Educação Inclusiva: Flexibilização Curricular’.

O evento teve o objetivo de promover o debate sobre o papel da escola no processo de inclusão educacional. Ao todo, 75 profissionais que atuam na área da Inclusão na regional de Educação de Santa Helena de Goiás participaram do encontro.

Formação e Reflexão 

A palestrante, Maira Mendonça, fez no evento uma proposta para reflexão: ‘O que é inclusão para nós?.’ De acordo com ela, a Educação inclusiva se define pela garantia do direito de todos à Educação e pela valorização das diferenças culturais, étnico-raciais, sexuais, físicas, sensoriais, intelectuais, emocionais, linguísticas, dentre outras.

Para Magna Lacerda, coordenadora regional de Educação de Santa Helena de Goiás, a formação para o apoio pedagógico, dos intérpretes de Libras e de professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), é um dos muitos passos que precisam ser implementados para o pleno desenvolvimento da Educação especial na perspectiva da Educação inclusiva.

Segundo a coordenadora, é fundamental que os profissionais de apoio pedagógico se coloquem no lugar de mediadores no desenvolvimento de competências para a vida, procurando consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A coordenadora ressaltou, ainda, que o objetivo da inclusão é promover o acesso, a participação e a aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e ou altas habilidades/superdotação nas escolas comuns ou em centros especializados.

Sobre isso, a palestrante do evento, Maira Mendonça, falou sobre a importância da contratação de profissionais, de uma articulação intersetorial, da transversalidade da Educação, do atendimento educacional especializado, da formação de professores, da participação da família e da comunidade e da acessibilidade. Para a palestrante, abrir espaços para a diversidade, a diferença e para o cruzamento de culturas constitui o grande desafio a se enfrentar.

Boas práticas

Além da palestra formativa, os profissionais também compartilharam práticas de sucesso que desenvolveram com seus estudantes, com apresentações inovadoras.

Apresentação de práticas de sucesso
Apoio Pedagógico

  • Silvania Maria Borges, do Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho;
  • Ana Rízia de Sousa Pereira, do Colégio Estadual Vital de Oliveira;
  • Isabela Araújo dos Santos, da Escola Estadual Avelino Martins;
  • Eliane Silva Cunha, do Colégio Estadual Ana Nastre de Melo;
  • Ronilda de Oliveira Alves, da Escola Estadual Djalma de Freitas;
  • Luciene Oliveira Soares, do Colégio Estadual José Serafim Azevedo.

Profissional Intérprete de Libras

  • Leidiane Linhares da Silva Freitas, da Escola Estadual José Madalena;
  • Juliana Lopes Alves, do Cepi José Salviano Azevedo.

Professor de Atendimento Educacional Especializado

  • Estelamar da Costa Martins, da Escola Estadual Avelino Martins.