Pernambuco: Prepara Jovem reúne mil estudantes em Jaboatão dos Guararapes

ENEM

13.05.2019

Cerca de mil estudantes de 28 escolas lotaram a quadra da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maximiano Accioly Campos, no último sábado (11), em Jaboatão dos Guararapes, para a segunda edição de 2019 do Projeto Prepara Jovem, realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. Na programação, aulas de geografia, matemática e química, todas com único e total foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Entre um exercício e outro, um pouco de música e descontração para os estudantes do terceiro ano deixarem o nervosismo de lado e buscarem ainda mais motivação no caminho rumo à universidade.

A forma leve de passar o conteúdo surtiu efeito para Natacizio Pereira, terceiranista da Escola Professor Odete Antunes, do bairro de Cavaleiro. “Tirou um pouco do peso que carregamos para a prova, ao mesmo tempo que nos dá oportunidade de aprender novos conteúdos. A gente aprende e até massifica melhor na cabeça”, discursou o estudante, que pretende ingressar no curso de Engenharia Elétrica.

Vanessa Pacheco também fez questão de aproveitar a oportunidade. Recém chegada do Canadá - a estudante fez parte do Programa Ganhe o Mundo, do Governo do Estado - ela garantiu que a experiência fora do País fez sua mente se abrir para buscar ainda mais por conhecimento. “Estar em outro ambiente, longe de casa, em outro país, me fez abrir os olhos para as oportunidades que o mundo tem a oferecer, o que me motivou ainda mais a estudar. E estar em um aulão como esse, em contato com tantos estudantes, proporciona uma troca de experiências muito grande, é um empurrão a mais”, confessou a aluna, que está entre os cursos de Economia e Relações Internacionais.

Ministraram as aulas o professor Hugo Vilela (Geografia), Diogo Lobo (Matemática) e Carlos André (Química). “Ações desse tipo contribuem com a extensão do conhecimento dos nossos estudantes para essas avaliações. Estamos muito felizes em motivá-los para uma prova tão importante como é o Enem.  Tudo isso aqui faz com que eles se animem para essa luta de vencer na vida”, concluiu o Gestor da Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Sul, Amaro Barbosa.

A primeira edição do projeto em 2019 pertenceu à GRE Metro Norte e foi realizada no dia 27 de abril, na Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins, em Igarassu. A próxima instituição a receber o Prepara Jovem é a EREM Professora Jandira de Andrade (CERU), no dia 18 de maio, em Limoeiro.