Ensino Fundamental é tema de encontro com professores da rede estadual

Rio Grande do Norte

21.08.2019

Buscando promover um diálogo sobre a educação do ensino fundamental das escolas da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), realiza desde ontem (20), o Encontro Formativo do Ensino Fundamental, em que estão sendo abordados temas voltados ao ensino, com o foco na Educação Integral em Tempo Integral (EITI), a partir das Diretrizes Curriculares do ensino fundamental no estado potiguar. As atividades terão continuidade na manhã de hoje. 

O evento conta com a participação de professores, gestores escolas, técnicos das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC) e demais profissionais da área. Além disso, os representantes de 20 escolas inseridas no sistema de EITI também estão presentes nas discussões.

De acordo com o Secretário de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN, Getúlio Marques, é necessário retomar o diálogo sobre a educação integral para os estudantes das escolas fundamentais, como também, que seja envolvido além das questões acadêmicas, atividades de esporte, cultura e lazer nestas escolas. “Eu acredito que alguns de nós sairemos desse encontro com o pensamento que é possível mudar, que podemos nos inspirar e fazer a transformação, começando pela educação de nível fundamental”, afirma Getúlio.

O evento é organizado pela Subcoordenadoria do Ensino Fundamental (SUEF) e segundo a subcoordenadora, Rita Lourdes, esse encontro é fundamental para a melhoria na educação integral. “Reafirmamos um espaço de diálogo em defesa da educação integral. Os trabalhos propostos, de análise e aprovação coletiva de textos e documentos do ensino fundamental é um exercício democrático de corresponsabilidade”, afirma a organizadora do evento. 

Durante o evento, os diretores e representantes das Diretorias Regionais de Ensino (DIREC), receberam o certificado do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que se trata do compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios para atender à 5ª meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que determina a missão de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”. 

Palestra de abertura

O professor Francisco Pacheco foi o responsável pela palestra no evento, em que explicou sobre a “Inovação na Educação Pública”.  Após a sua palestra, aconteceu o debate e em seguida, o lançamento do seu livro “Inovar é assumir um compromisso ético com a educação”, na Escola do Governo. “Um momento rico de discussão, onde nossos professores puderam ouvir a experiência do professor Pacheco, um belo exemplo de dedicação ao ensino”, frisou Márcia Gurgel, secretária adjunta de Educação.

Nesta quarta-feira (21) serão feitas análises e possíveis alterações de documentos da Subcoordenadoria do Ensino Fundamental (SUEF), além dos encaminhamentos das demandas e o encerramento do encontro.