Rio Grande do Norte discute aprendizagem com respeito às diversidades com foco na equidade

Rio Grande do Norte

22.02.2024

Na busca por uma sociedade mais justa e inclusiva, a equidade na educação emerge como um dos pilares fundamentais para garantir não apenas o acesso à aprendizagem, mas também o respeito e valorização das diversas identidades e experiências presentes em nossas comunidades educacionais. Essa é a discussão que toda a rede estadual de educação do Rio Grande do Norte tem realizado na Jornada Pedagógica 2024.

A equidade vai além da igualdade de oportunidades. “Ela reconhece e enfrenta as disparidades que podem impedir alguns grupos de alcançarem o pleno desenvolvimento acadêmico e pessoal. É um compromisso com a justiça social, que reconhece as diferentes realidades e necessidades dos estudantes, buscando proporcionar a cada um as condições necessárias para que alcancem seu máximo potencial”, aponta Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

Nesse contexto, gestores, coordenadores e professores têm debatido como a equidade na educação abraça a diversidade em todas as suas formas: seja ela étnico-racial, de gênero, orientação sexual, identidade de gênero, religião, habilidades físicas ou cognitivas, entre outras. Reconhecer e respeitar essa diversidade não é apenas uma questão de justiça, mas também uma oportunidade de enriquecimento para toda a comunidade escolar.

Para garantir a equidade na educação, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer tem orientado e incentivado as suas unidades escolares a adotarem políticas e práticas inclusivas, que considerem as necessidades específicas de cada grupo e indivíduo. Isso inclui o investimento em recursos e suportes adicionais para aqueles que enfrentam desafios adicionais, a formação continuada dos profissionais da educação para lidar com a diversidade de forma sensível e respeitosa, e a promoção de um ambiente escolar acolhedor e seguro para todos.

“Além disso, é fundamental promover uma reflexão constante sobre os currículos, garantindo que eles representem de forma precisa e inclusiva a diversidade presente em nossa sociedade. A educação deve ser um espaço onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas, contribuindo para a construção de uma cultura de respeito e valorização das diferenças”, finaliza Socorro Batista, que tem percorrido diversas diretorias regionais de Educação nesta semana em função da jornada pedagógica.

Em um mundo cada vez mais interconectado e diversificado, investir na equidade na educação não é apenas uma escolha moral, mas também uma necessidade para garantir um futuro mais justo e próspero para todos. Ao promover a aprendizagem e o respeito às diversidades, a SEEC busca construir as bases para uma sociedade mais inclusiva, solidária e democrática.