Equipe da Educação participa de Seminário de Apropriação de Resultados da Avaliação da Fluência em Minas Gerais

Piaui

12.05.2023

As avaliações externas servem para formular e monitorar políticas públicas, além de redirecionar as atividades pedagógicas. Sabendo da importância disso, a Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) contou com a representação do Estado no I Seminário de Apropriação de Resultados da Avaliação da Fluência, realizado na sede da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, pela Associação Bem Comum (ABC) e pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).

O evento foi realizado nesta terça-feira (9) e quarta-feira (10) e contou com a parceria do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), uma iniciativa do Governo do Piauí. O objetivo do encontro foi de contribuir para o desenvolvimento da capacidade técnico-pedagógica das redes parceiras, imprimindo mais agilidade ao processo de apropriação e divulgação dos resultados das avaliações de fluência leitora.

Cleverson Moura, coordenador Estadual do PPAIC, esteve no evento e defende que a cultura de avaliação de resultados seja ainda mais incorporada pelas equipes pedagógicas. “As avaliações externas são ferramentas que compõem uma série de resultados que fortalecem a política de alfabetização nos municípios e nos Estados. Com base em dados e evidências, podemos traçar metas, comparações e debates para a tomada de decisões assertivas com o objetivo central de entregar uma educação de qualidade à população. Estamos voltando satisfeitos ao Piauí, o próximo passo é levar os encaminhamentos para discussão junto às Gerências Regionais de Educação”, comenta.

A proposta do evento é que os colaboradores de cada Estado sejam multiplicadores centrais para as regionais que, por sua vez, farão a multiplicação junto aos municípios. Representando o Piauí, estavam Cleverson Moreira (Coordenador do PPAIC) e Carla Silva (técnica do eixo de Avaliação e Monitoramento do PPAIC). “Recebemos orientações, informações técnicas, sobre como acontece o teste de fluência, cada etapa do teste, para verificação do grau de aprendizagem dos alunos em fase de alfabetização. Com estratégias bem definidas, vamos fazer avançar a educação no Piauí”, finaliza Cleverson.