Equipe da Educação realiza visita técnica à obra da ECIT Professor Raul Córdula

Paraíba

08.01.2024

A Escola Cidadã Integral Técnica Professor Raul Córdula é a mais recente conquista da educação pública no Estado da Paraíba, resultado de uma inovadora parceria entre a Unimed João Pessoa e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB). Com uma estrutura ampla de 1800 m², 11 salas de aula, três laboratórios, auditório, sala de jogos, sala de aula de dança, e muito mais, a escola se destaca não apenas pelo tamanho, mas pela preocupação com uma acessibilidade universal que abrace todos os alunos e colaboradores.

Nesta segunda-feira (08), o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, junto com uma equipe da SEE-PB, realizou uma visita técnica à estrutura que será entregue no próximo dia 25 de janeiro. “Será ‘top’ terminar o Ensino Médio em uma excelente escola, com uma ótima localização, com direito a espaços para estudarmos em momentos vagos, uma praça para conversação, verdadeiros laboratórios, quadra. Isso para um estudante não tem dinheiro que pague. Para mim como aluno vai ser uma vivência ótima e que trará muitas experiências que somarão para o meu futuro. Não vejo a hora de desfrutar desse novo espaço”, comenta o estudante da escola, Herbert Machado Nery, que fará a 3ª série do EM agora em 2024.

Com o curso técnico de Análises Clínicas, a ECIT Professor Raul Córdula irá atender cerca de 400 alunos do 6º ano do Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além das tradicionais salas de aula, que nesta unidade são 11, a nova escola conta com 3 laboratórios, sendo o de informática equipado com aproximadamente 50 computadores, um auditório, sala de jogos, sala de aula de dança, consultório médico, refeitório, e um ginásio/quadra para práticas esportivas.

Igor Weslley Machado, gestor da escola, destaca a expectativa da comunidade em relação ao novo prédio. "A gente está bem contente com esse resultado. Vemos uma escola que será realmente modelo na rede estadual, e os alunos estão empolgados para conhecer o novo espaço, um ambiente moderno e completo. Teremos uma capacidade maior que a unidade atual que possui apenas 8 salas, além dos laboratórios mais bem equipados, o que permitirá oferecer uma qualidade de ensino ainda melhor para os estudantes da rede estadual", ressaltou Machado.

Atualmente, a escola Professor Raul Córdula funciona a 200 metros de onde está sendo construída a nova unidade. O espaço foi adquirido pela Unimed para expandir seus atendimentos e, em troca, a cooperativa acordou de construir a nova escola, permanecendo a unidade de ensino sob a gestão do Governo do Estado.

A parceria entre a Unimed JP e o Governo do Estado foi conduzida por Hércules Pereira, gestor da Unimed-JP, que enfatizou a importância da colaboração inédita nos 50 anos da instituição. "Esse colégio é um ‘gol de placa’, como fala o nosso presidente Gualter Ramalho. É a primeira parceria a nível da Unimed, uma empresa privada, com a Educação, uma empresa pública. Graças a Deus deu certo, e estamos entregando uma escola modelo já no próximo dia 25. O secretário Roberto reconhece isso, o acabamento, a imponência da obra, os caminhos que essa educação de qualidade abrirá. Estamos todos de parabéns, não só a Unimed como o governo do Estado da Paraíba", afirmou Hércules.

A ênfase na acessibilidade universal é um diferencial marcante da ECIT Professor Raul Córdula, conta Vitória Lima, gerente da Gerência de Obras da SEE. A obra esteve sob a supervisão do arquiteto especialista em acessibilidade, João Paulo, e da arquiteta Jocassia Soares, ambos da referida gerência. Banheiros, salas e espaços completamente acessíveis, consultório médico e solário são apenas alguns dos elementos pensados para garantir um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os alunos. A entrega oficial da escola está marcada para o dia 25 de janeiro e deve ser feita pelo governador da Paraíba, João Azevêdo e com presença de demais autoridades.