Equipe de atletismo de PE é campeã geral do Troféu Norte-Nordeste

Pernambuco

01.07.2019

Quarenta e oito medalhas, sendo 21 de ouro, 15 de prata e 12 de bronze. Este foi o saldo da delegação pernambucana de atletismo no Troféu Norte-Nordeste Caixa de Atletismo, que aconteceu no sábado (29) e domingo (30) no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, e reuniu 258 atletas de 16 estados em 44 provas. Piauí ficou em segundo lugar na classificação, seguido do Ceará. 

A pista de atletismo do Parque recebeu grandes nomes do esporte para o torneio, a exemplo de Bruno Lins, medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim em 2008, que representou o estado do Piauí na competição. "O Norte-Nordeste é uma das melhores competições em termos de entrega, foco e garra. Aqui, o pessoal dá o sangue. Já competi diversas vezes no Parque Santos Dumont e fico muito feliz com as reformas que estão sendo feitas aqui, como a arquibancada, a pista, o ginásio. Essas obras só engrandecem o atletismo e espero que Pernambuco receba em breve um campeonato nacional, porque estrutura a gente já tem", disse.

A atleta pernambucana Suellen Maria da Silva, de 18 anos, foi campeã na modalidade salto com vara na categoria sub 20, alcançando a marca de 2,70m. Emocionada, a jovem falou da importância de eventos como o Troféu Norte-Nordeste e de equipamentos como o Santos Dumont para a promoção do esporte no país. "É sempre gratificante pra gente quando Pernambuco recebe esses eventos, porque atrai outros atletas, além de valorizar o nosso esporte, nos dar visibilidade. E com o Parque, mais eventos de grande porte virão pra cá. Consequentemente, nós vamos nos esforçar para conseguir mais e mais medalhas para o nosso estado". 

"No atletismo, a gente tem muitas expressões, tanto no convencional quanto no paralímpico pelo fato de termos muitos atletas defendendo bandeiras dos estados e do Brasil. É importante saber que quanto mais a gente promove competições, mais a gente vai motivar esses atletas, de veteranos a iniciantes", frisou a ex-nadadora pernambucana Adriana Salazar, durante a abertura do evento.

O Troféu Norte-Nordeste Caixa foi uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com apoio da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA) e patrocínio da Caixa.