Equipe de Colégio Agropecuário do Tocantins realiza mobilização de combate a queimadas e proteção ao meio ambiente no município

Tocantins

01.09.2021

Alcione Luz/Governo do Tocantins

Com a proposta de sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados  com o meio ambiente, a equipe do Colégio Estadual Agropecuário de Almas, jurisdicionado à Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes de Dianópolis foi às ruas da cidade numa mobilização de combate às queimadas e proteção da fauna e flora. A ação, realizada semana passada, integra o Projeto: Animais em fuga e ar insuportável.

Com exposição, em praça pública, de animais confeccionados pelo Colégio, a equipe fez uma manifestação chamando a atenção da comunidade para os perigos de incêndios florestais, proteção além de fornecer orientações sobre os efeitos de exposição à fumaça, que podem causar problemas respiratórios.

O projeto teve início com a divulgação nas redes sociais da escola de atividades pedagógicas de aprendizagem por meio de posts e vídeos alusivos ao tema, além da exposição do ranking dos estados com maior índice de queimadas no ano de 2021. A unidade também produziu material em vídeos com registros de queimadas ocorridas na cidade.

A culminância do projeto foi realizada na Praça São Miguel, centro da cidade, pelos professores, estudantes e servidores, caracterizados com a temática da campanha, de alerta sobre os prejuízos das queimadas ao meio ambiente e à vida dos seres humanos e animais.

 “Esse projeto foi elaborado tendo por base o bloco de aulas ‘Educação Ambiental Queimadas’, desenvolvido pelo Comitê do Fogo em ação articulada com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, abrangendo todas as regiões do Estado que consiste em material didático para estudantes de todas as séries/anos da Educação Básica”, explicou a diretora da unidade, Marizete Cardoso.

O professor Frederico Urcino de Cerqueira destacou que a parceria família e escolar no desenvolvimento das ações. “Desenvolver esse projeto nesse formato e ainda ouvir a comunidade comentando cada detalhe explorado foi fenomenal. É sinal que chamamos a atenção a respeito dos danos que as queimadas provocam ao meio ambiente, à natureza, às plantas, aos animais e à saúde”, frisou.

“Participar dessa ação da escola foi especial e importante, pois além de destruir a vegetação nativa e matar muitos animais selvagens, as queimadas causam danos à saúde. Foram dias de muito aprendizado”, afirmou a estudante do curso de  Zootecnia, Vanessa Tupiná Galvão.