Equipe de robótica da Rede é classificada para torneio internacional

Pernambuco

10.03.2020

A equipe de robótica Falcon Nine, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Escritor José de Alencar, é uma das 24 brasileiras classificadas para disputar o First Lego League Open Internacional Brazil I, que acontece no mês de junho, no Rio de Janeiro. Na ocasião, 70 equipes do mundo inteiro disputará o campeonato de robótica no país, realizado pela LEGO e coordenado pelo SESI. Além do Brasil, a etapa internacional acontece em quatro países. 

A classificação aconteceu após o fim de semana de disputa (de 06 e 08 de março), em São Paulo, na etapa nacional da First Lego League (FLL). Nesta temporada, a FLL trouxe como tema as cidades inteligentes, cuja proposta é fazer com que os estudantes construam cidades cada vez melhores, onde cada indivíduo é parte fundamental de uma comunidade em pleno desenvolvimento. 

Durante todo o torneio, as equipes são avaliadas por quatro critérios: cumprimento de desafios com o robô; design; pesquisa sobre as cidades inteligentes; e valores centrais, como respeito, comportamento, e aplicabilidade da pesquisa na comunidade onde a escola está situada. O estudo realizado pela Falcon Nine foi sobre a implantação de placas bioelétricas na academia pública da cidade, situada no Parque das Paineiras. O robô leva o nome de Lirinha, em homenagem a um ex-professor da EREM que faleceu em 2019.

“Essa classificação foi muito importante para todos nós porque ela aconteceu por causa de muito estudo, muitas horas sem dormir e muita perseverança de todos os integrantes. Tivemos muito apoio do nosso técnico e dos nossos professores e a nossa união mostra bem isso. O nosso objetivo e expectativa é aprender bastante. Vamos continuar o ritmo de trabalho e estudo para trazer o troféu para o nosso Estado”, disse LEtícia Emanuelle Lima, integrante da Falcon Nine e estudante da EREM Escritor José de Alencar.