Equipes de Robótica da Rede Estadual participam do Festival Regional SESI de Robótica

Robótica Educacional

06.02.2026

Equipes de Robótica da Rede Pública Estadual da Paraíba participaram nos dias 03 e 04 de fevereiro do Festival Regional SESI de Robótica, em Campina Grande. No estande, as equipes puderam apresentar os projetos desenvolvidos nas escolas estaduais e também competiram na modalidade FIRST LEGO League Challenge (FLL). É a primeira vez que a Paraíba sedia o Festival.

Os projetos apresentados pelas equipes da rede foram: Visão Computacional com Robótica de Manipulação (ECIT Pedro Anísio); Dr. Robopop - A Robótica Como Ferramenta Científica Interdisciplinar ECIT Prefeito Oswaldo Pessoa; Projeto M.A.O. - Mecanismo Artificial de Objetos (ECI Liliosa Paiva Leite); Desenvolvimento e Fabricação de um Sistema de Prevenção de Acidentes Ferroviários em Passagens de Nível (ECIT José Guedes Cavalcante); Robótica em Ação: Tecnologia que Ganha “Vida” (ECIT Luís Gonzaga Burity – cidade de Ingá); Cyberfosseispb e participação do Tapete de competição FLL (EEEF Governador Antônio Mariz).

O evento contou com a participação de mais de 2 mil inscritos de escolas públicas e privadas dos estados da Paraíba, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Amapá. Além da modalidade FIRST LEGO League Challenge (FLL), também aconteceram competições em FIRST Tech Challenge (FTC) e STEM Racing.

De acordo com o membro da coordenação da Robótica Paraíba, Thalles Araújo, a participação das escolas estaduais nesse evento reforça que além de competir, a produção de projetos ricos na metodologia STEAM, com soluções inovadoras para problemáticas reais do seu entorno escolar.

“Estar presente em um evento desse porte reforça o nosso compromisso com uma aprendizagem que vai além da sala de aula, que estimula o pensamento crítico, a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas reais por meio da ciência e da tecnologia. O festival proporcionou aos nossos estudantes a oportunidade de vivenciar, na prática, valores essenciais como cooperação, respeito, ética e espírito esportivo, pilares fundamentais da FLL. Além disso, o contato com equipes de diferentes regiões, mentores e profissionais da área ampliou horizontes e promoveu trocas de experiências,” disse.