Equipes diretivas das unidades escolares da rede estadual iniciam atividades pedagógicas para o ano letivo de 2023

Tocantins

16.01.2023

As aulas na rede estadual de ensino iniciam no dia 1º de fevereiro, mas as atividades pedagógicas nas 502 unidades escolares e nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) já começaram nesta segunda-feira, 16, com o retorno das equipes diretivas para a elaboração do planejamento escolar para o ano letivo de 2023. 

As equipes escolares deram início às atividades de planejamento da proposta pedagógica de 2023, com foco na aprendizagem e preparação para o acolhimento dos professores, que retornam às atividades na próxima segunda-feira, 23. Esse é um momento que as unidades de ensino também avaliam o Projeto Político Pedagógico (PPP), fazem análise de resultados e índices de aprendizagens, bem como a elaboração do plano de gestão. 

A diretora da Escola Estadual Novo Horizonte, de Palmas, Joilma Abreu Cabral do Vale, enfatizou a importância das ações planejadas. “Iniciar as atividades de planejamento com antecedência é fundamental. É um tempo necessário para alinhamento das propostas e ações do ano letivo. Esse momento de encontro coletivo fortalece a identidade da escola. As duas semanas que a Secretaria da Educação propôs para o planejamento foram assertivas. Desta forma, as escolas iniciarão o ano letivo com o desenho do caminho a trilharem, apoiadas nas quatro áreas do conhecimento que farão toda a diferença na vida do estudante”, frisou.

As Diretorias Regionais de Educação também promoveram encontros para acolhimentos das equipes diretivas e administrativas. “Participamos de um momento especial com os profissionais na abertura das atividades e planejamento para este ano letivo, que será de desafios, mas também de muitas conquistas porque a rede estadual tem implantado um trabalho de qualidade nas escolas. Apresentamos o cronograma de ações e atividades, além das orientações às unidades escolares para o acolhimento dos professores e estudantes”, destacou a diretora da DRE de Palmas, Maristélia Alves. 

Agenda da Aprendizagem

Na semana passada, o grupo gestor da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou a Agenda da Aprendizagem com os titulares e técnicos das 13 DREs, de forma presencial e on-line, para apresentação das ações, iniciativas pedagógicas e calendário de atividades para o ano letivo.

Esta semana, as ações da Agenda da Aprendizagem realizadas pela Seduc serão replicadas pelas Diretorias Regionais de Educação às equipes das unidades escolares. Nesta terça-feira, 17, será apresentado o projeto Aprova Brasil, a ser trabalhado de forma articulada com o Recomeçar (Programa de Recomposição das Aprendizagens). 

O Programa Aprova Brasil tem como objetivo auxiliar professores e gestores no desenvolvimento de habilidades e competências exigidas nas avaliações oficiais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) conhecidas como Prova Brasil para os segmentos de Ensino Fundamental.

Alcione Luz/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins