Equipes escolares participam de ciclos formativos com foco no planejamento curricular e alinhamento do Plano Político Pedagógico

Tocantins

21.02.2022

Para subsidiar as equipes escolares no planejamento curricular e alinhamento do Plano Político Pedagógico (PPP), no início do ano letivo de 2022, as unidades escolares da rede estadual de ensino realizaram diversas formações internas nesta semana. As atividades da Agenda de Aprendizagens da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) correspondem à preparação para o início das aulas nas 496 unidades escolares, nesta segunda-feira, 14. 

A superintendente de Educação Básica da Seduc, Markes Oliveira, destacou que a semana foi prevista no Calendário Escolar 2022 para o trabalho pedagógico nas escolas. “Foi um momento direcionado para as unidades escolares, que tiveram a liberdade de conduzir as formações com a temática de acordo com as necessidades, como o novo ensino médio, de replanejamento curricular, reflexão e reconstrução do Plano Político Pedagógico. O retorno das aulas presenciais exigiu todo um olhar e perspectivas sobre mudanças e exigências”, frisou. 

Para otimizar o trabalho pedagógico nas 33 unidades jurisdicionadas à Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis e atender todos os profissionais, a DRE dividiu os encontros formativos em polos. A Regional atende escolas de 11 municípios. Participaram dos ciclos docentes, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e professores do Atendimento Educacional Especializado. 

“A Diretoria Regional de Tocantinópolis e a Seduc estão imbuídos para que o fazer pedagógico aconteça com tranquilidade, neste sentido realizamos o I Ciclo formativo presencial, abordando temáticas essenciais para este recomeçar”, destacou o diretor regional de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho. 

A professora Josefa dos Santos Silva, do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Nazaré Nunes da Silva, de Aguiarnópolis, destacou a importância das aprendizagens. “O encontro formativo considerou nossas angústias e desejos sobre o novo ensino médio. Trouxe o tema de modo leve e sistemático favorecendo um espaço de construção coletiva de conhecimento. A dinamicidade das formadoras trouxe teoria e prática, abertura de espaços para o debate, compreendendo nossas emoções e proporcionando a oficina como essencial a esse processo formativo”, pontuou.

Planejamento

Para o início das atividades pedagógicas na rede estadual, a Pasta implementou diversas ações que contribuíram para a formação continuada dos profissionais da educação. Foram realizados ciclos formativos com uma série de palestras temáticas, a Agenda da Aprendizagem nas sedes das Diretorias Regionais de Educação e nas unidades escolares, e ainda sobre o Retorno Presencial e Biossegurança com orientações sobre os protocolos. 

Nesta sexta-feira, 11, a Educação promoveu uma live de formação, sobre a plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED). A Plataforma busca apoiar redes públicas de ensino na aplicação e no uso de avaliações educacionais. Participaram do encontro mais de dois mil profissionais, entre diretores, coordenadores, professores e secretários escolares.