Pernambuco
05.09.2025É tempo de celebrar um aniversário histórico para a educação de Pernambuco. A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Ginásio Pernambucano, a instituição de ensino mais antiga do Brasil em funcionamento, completa 200 anos em 2025. Para comemorar esta importante data, foi realizado um grande evento, nesta terça-feira (02), na sede histórica da instituição localizada no bairro da Boa Vista, no Recife, com uma programação especial que une história, cultura e inovação pedagógica. Durante o evento ainda foi assinada ordem de serviço de requalificação da unidade de ensino, representando um investimento inicial de R$ 3,5 milhões.
“O Ginásio Pernambucano conta muito da história de Pernambuco, de pessoas que passaram por aqui e deixaram suas marcas na história do nosso Estado e do Brasil. Quando chegamos ao governo, encontramos uma escola absolutamente abandonada, mas hoje assinamos a ordem de serviço para o início do processo de restauração desse patrimônio histórico. Neste momento são R$ 3,5 milhões e com isso já conseguimos garantir climatização, intervenções no forro, fachada, bem como a disponibilização de toda a estrutura necessária para que a escola possa funcionar na sua plenitude”, declarou a governadora Raquel Lyra.
O evento contou com visitação guiada aos espaços históricos, incluindo o Museu de História Natural Louis Jacques Brunet, a biblioteca, o Salão Nobre e o teatro da escola, onde os alunos encenaram a peça “O Santo e a Porca”. A solenidade cívica teve pronunciamentos de representantes da gestão da escola e da Secretaria Estadual de Educação (SEE), homenagens a autoridades, educadores e ex-alunos, além de apresentações culturais, incluindo a Orquestra Sinfônica da Escola Técnica Estadual (ETE) Criatividade Musical.