Escola Amâncio de Moraes mobiliza estudantes para as campanhas de prevenção ao câncer de mama e de alimentação saudável

Tocantins

03.11.2021

Para promover uma maior dinâmica entre os estudantes, a professora de Artes, Célia Maria Gomes, da Escola Estadual Amâncio de Moraes, de Paraíso, coordenou a realização de dois projetos no mês de outubro, um deles, a realização de um jogral com o tema câncer de mama, e uma visita monitorada à cozinha da escola.

Com referência ao câncer de mama, os alunos estudaram o tema e prepararam apresentações em forma de jogral. A escola promoveu um dia para a culminância dos trabalhos. Na ocasião, foi realizada uma palestra para melhor orientar os estudantes e a comunidade escolar sobre os cuidados que se devem ter para prevenir o câncer de mama.

O projeto foi realizado em conjunto com alguns professores e com a orientadora pedagógica, Euzenira Alencar de Abreu Camargo. Como forma de promover um maior envolvimento dos estudantes, eles se vestiram com roupas na cor rosa para lembrar as ações do Outubro Rosa e escolheram como tema, a frase “Sozinhos somos pétalas e, juntos, somos rosas”.

A estudante Beatriz Vitória Silva foi uma das estudantes que fez parte do projeto. “Eu aprendi que devemos estudar sobre o tema câncer de mama e procurar fazer os exames necessários como prevenção”, contou.

A aluna Amanda Alves Pereira Pinheiro frisou sobre a importância de fazer os exames. “Aprendi que devemos fazer o teste da mama a cada seis meses, e se perceber algo diferente, devemos procurar um médico, porque o tratamento do câncer, no início, apresenta melhores resultados”, comentou.

Tamires Eduarda dos Santos Rocha também aprendeu sobre os cuidados que se deve ter com o corpo. “Se descobrimos uma situação de um câncer de mama no início, terá mais chances de cura. Neste caso, a pessoa poderá até perder um dos seios, mas sobreviverá”, contou.

Visita à cozinha da escola

A visita à cozinha da escola fez parte da programação alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 21 de outubro. Nessa ação, a professora Célia contou com o apoio da coordenadora financeira, Luzia Amaral de Sousa, e da professora de Ciências, Socorro Barros.

Durante a visita, os alunos conheceram o depósito, viram como os produtos alimentícios são armazenados, conforme as condições, se perecíveis ou não. Na etapa seguinte, acompanharam como os alimentos são preparados, desde a pesagem, a higienização, a validade e o tempo de preparo até o consumo.

Os estudantes observaram os materiais que devem ser utilizados durante a manipulação dos alimentos, como vestimentas, uso das máscaras e de toucas. E como prática, os alunos e os professores prepararam uma salada de frutas.

A visita teve o objetivo de levar os estudantes a perceberem o valor de uma alimentação saudável e os cuidados que se devem ter com os alimentos desde a produção, a relação com o meio ambiente, os valores nutricionais e a prevenção de doenças por meio de uma alimentação de qualidade.

Os estudantes Maria Isabel Gomes Barbosa, Maria Rita Rodrigues da Silva, Eduardo Henrique Miranda Cruz, Amanda Alves Pereira, Tallisson Santos Ribeiro, Samuel Aquiles Dourado Silva foram responsáveis por elaborar e apresentar um jogral sobre o valor dos alimentos para a vida. Eles expressaram, de forma coletiva, sobre a importância desse trabalho. “Essa visita nos ajudou a ter mais aprendizagens e conhecimento sobre a alimentação escolar. Foi a primeira vez que entramos na cozinha da escola e nem sabíamos que os alimentos eram pesados”, contou Maria Isabel.

A escola conta atualmente com 219 alunos, matriculados no ensino fundamental e oferta o ensino na forma híbrida, como precaução à pandemia do Covid-19.

Josélia de Lima/Governo do Tocantins