Escola Barão do Rio Branco realiza a 6ª edição dos Jogos Internos

Amapá

13.11.2023

A Escola Estadual Barão do Rio Branco iniciou a 6ª edição do Jogos Internos da instituição. As atividades acontecem no mês de novembro e dezembro, no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá. Os alunos vão disputar as modalidades de vôlei, futsal, queimada e basquete, nas categorias masculino, feminino e misto.

A unidade oferta o ensino fundamental II e mantém cerca de 1.040 alunos, em 36 turmas de ensino. O tema desta edição é "Redescobrindo as comunidades afro-indígenas amapaenses", por isso, além das atividades esportivas, as turmas vão fazer atividades educativas, como pesquisas em sala de aula.

De acordo com um dos coordenadores dos Jogos, o professor de educação física, Rogério Cambraia, o intuito é justamente juntar educação e esporte.

"Ao contrário do que muitos pensam, educação e esporte podem andar juntos e funcionam muito bem quanto ferramenta de integração e aprendizado", pontuou Cambraia.

Cada turma leva o nome de uma comunidade afro-indígena amapaense como Vila Velha do Cassiporé, Galibi Marworno, Torrão do Matapi, Wayana, Wajãpi, São Tomé do Apurena, Carmo do Maruanum, Lagoa dos Índios, Ígarapé do Palha, Conceição do Macacoari e entre outras comunidades afro-indígenas que fazem parte do estado do Amapá.

Os Jogos tornam possível também encontrar novos talentos e paixão no mundo esportivo, como foi o caso do aluno João Teixeira. Ele, que cursa o 9° ano na escola, descobriu um talento especial para o vôlei durante na primeira edição dos jogos.

"É a segunda vez que participo e foi ano passado que descobri que gostava de jogar vôlei. Já treino há um ano e alguns meses e quero seguir praticando", contou o estudante.

Confira o cronograma dos Jogos Internos da Escola Estadual Barão do Rio Branco:

Novembro: aos sábados de 8h às 12h.

  • 11/11: Queimada;
  • 18/11: Vôlei e Futsal;
  • 25/11: vôlei e Futsal.

Entre 18 a 22 de dezembro, das 8h às 12h:

  • Basquete;
  • Semifinais e finais do Futsal.