Escola Cidadã Integral Técnica Alice Carneiro abre segunda exposição de artes plásticas

Paraíba

18.11.2019

A Escola Cidadã Integral Técnica Alice Carneiro, no bairro de Manaíra, em João Pessoa, está com a segunda exposição aberta de pinturas em tela até o dia 27 de novembro. A exposição faz parte do projeto ‘Toda caminhada começa no primeiro passo: as cores e o destino no quadro da vida’ realizado pela disciplina eletiva de Artes Plásticas, e conta com a participação de estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio. Este ano o projeto trabalhou com a criação de 20 telas, das quais 12 estão expostas.

A estudante da 1ª série do Ensino Médio, Rafaela Pereira, criou o quadro ‘Sertão, Imaculada Paraíba’ que remete ao lugar onde mora a família. “Pintar minha primeira tela mudou a minha vida, me mostrou um caminho a seguir. Tive a ajuda dos professores e amigos da escola, quis mostrar o lugar onde minha família mora, trazendo vida com o verde das plantas e as flores”, falou.

O projeto ‘Toda caminhada começa no primeiro passo: as cores e o destino no quadro da vida’ é idealizado pela professora Francineide Lira. Segundo ela, refere-se a uma vivência construtiva, onde a prática media o encontro com a arte como possibilidade profissional. Os resultados do projeto apresentam ações práticas, com venda das produções revertidas para os artistas, encomendas de novos trabalhos, convites para exposições e apresentações fora da escola, levando a experiência para outros lugares, incentivando e demonstrando que é possível construir as condições para o aprendizado e profissionalização, com a participação e empenho de todos na construção da cidadania.

A atividade, por iniciativa da professora Francineide, ocorreu este ano em parceria com o Atendimento Educacional Especial da escola, por meio da professora Flávia Lima. “O projeto mostrou aos alunos como eles são capazes de superar as limitações, de crescer e se desenvolver. Vemos avanço tanto na parte cognitiva, como no aprendizado e relacionamento com os colegas”, disse Flávia Lima.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/escola-cidada-integral-tecnica-alice-carneiro-abre-exposicao-de-artes-plasticas