Escola da Capital realiza palestra para conscientizar sobre câncer de mama

Mato Grosso

24.10.2022

Como parte das ações do Outubro Rosa, que ocorrem durante este mês, a Escola Estadual Barão de Melgaço, em Cuiabá, realizou no dia 08, uma importante ação em prol à prevenção ao câncer de mama. A ação contou com a palestra da enfermeira Isadora Dias Costa, do Hospital do Câncer de Mato Grosso. O objetivo foi conscientizar servidoras da escola sobre a doença que acomete predominantemente mulheres e tem como fatores de risco a idade avançada, o excesso de peso e o histórico familiar.

Para a coordenadora da unidade escolar, Aurizane Cardoso Carvalho, foi um momento de muita conversa e troca de informações. Ela aproveitou o momento e relatou a sua experiência com a doença com relatos motivadores. “Mostrei o quanto é importante i diagnóstico precoce”, disse.

Desde 2017, quando foi diagnosticada com a doença em estágio inicial, Aurizane atravessou uma fase difícil em sua vida, porém foi de suma importância o diagnóstico precoce para que fosse alcançada a cura. "É importante você se tocar e se conhecer. O câncer de mama tem cura se for descoberto no início. Passei momentos difíceis, mas contei com a ajuda de familiares e amigos”.

Segundo ela, é importante acreditar na cura e tocar a vida em frente com os projetos pessoais em prioridade. “Nunca deixei de sonhar com a cura e a minha realização profissional. Continuei estudando e passei em concurso público. Hoje continuo uma pessoa realizada e feliz”.

Essa ação fortaleceu o fortaleceu o vínculo família-escola, de acordo com a coordenadora. Os estudantes, inclusive, elaboraram cartazes com o tema da ação e arrecadaram alimentos para doação desenvolvendo o sentimento de amor ao próximo.

Sintomas

Durante o evento, além das palavras de acolhimento, foram feitos alertas sobre o primeiro sinal da doença que costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.

A enfermeira Isadora Dias reforçou que o Outubro Rosa busca chamar a atenção da população e incentivar a realização dos exames preventivos, tais como: o autoexame, para que a doença seja detectada o mais precocemente possível e que se busque atendimento médico quando perceber um possível sintoma de câncer de mama.

Recomendações

Os médicos recomendam o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação, se você é mulher e tem mais de 20 anos, pois cerca de 90% dos tumores são detectados pela própria paciente.

Mulheres do grupo de risco devem submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; acima dos 40 anos, realize o exame anualmente, além de fazer a mamografia todos os anos.

Embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos.