Escola da rede estadual de ensino é finalista em Prêmio Nacional de Educação Empreendedora

Minas Gerais

28.04.2022

Euforia. Esse é o sentimento de alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro, em Montes Claros, no Norte de Minas. A unidade de ensino é finalista na etapa nacional da segunda edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora com o projeto “Jogos Mais Que Especiais".

Pensando em uma forma alternativa para a inclusão social, o projeto surgiu em 2016 com a ideia de “vencer a questão do bullying, do preconceito, da resistência, do não conhecimento do que é ser autista ou possuir uma necessidade especial'', conforme explicou a diretora da unidade de ensino, Clelma Rodrigues.

“Trata-se de um empreendimento educacional inclusivo, social e financeiro, no qual os professores do atendimento educacional especializado, juntamente com outros professores, os estudantes da educação especial e os demais alunos desenvolvem jogos pedagógicos, a partir de materiais recicláveis, para atender os alunos com necessidades especiais”, explicou a diretora da unidade de ensino.

Clelma ainda revela que o objetivo é incluir todos os alunos da escola no universo daqueles que possuem algum tipo de deficiência. “Com isso, nós conseguimos, efetivamente, realizar a inclusão dos alunos e não temos mais problemas de bullying ou resistências. Então, estamos com muita expectativa para que a gente consiga vencer esse prêmio”, revelou.

Previsto para o dia 12 de maio, a final promete agitar as emoções de quem torce pela escola mineira. "É muito lindo o empreendimento Jogos Mais Que Especiais, é muito bem visto, querido e aceito pela comunidade e estudantes. Já nos trouxe um resultado extraordinário. Hoje a gente chega nessa etapa grandiosa e esperamos ir mais longe”, conta com alegria.
 

Esta é a segunda vez que a Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro é destaque no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Em 2019, a unidade de ensino venceu na fase estadual, com o projeto “Ler é Crescer”. “Nós estamos muito felizes, porque a gente trabalha valores, com o objetivo de implantar a cultura da leitura”, celebrou Clelma Rodrigues.

Se vencer, a escola, que é a única representante de Minas Gerais na final do concurso, faturará uma bolsa integral para o MBA EAD em Educação Empreendedora, além da Missão Técnica Nacional e da participação na cerimônia de premiação nacional. “Estarmos finalistas, na verdade, já é uma grande conquista. A gente já leva uma temática muito relevante para a sociedade brasileira, ainda mais por que o Brasil precisa ainda evoluir no atendimento a crianças com necessidades especiais. Será muito importante para a nossa escola, para os pais e estudantes que estão completamente envolvidos nesse processo educacional”, conta a diretora da escola.


Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora tem como objetivo identificar e reconhecer as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora.

Em Minas Gerais, somente em 2021, o programa capacitou mais de 28 mil educadores e impactou mais de 69 mil estudantes, com diversos cursos, seminários e capacitações em todas as regionais do estado. Promovido pelo Sebrae desde 2013, o programa já impactou 7 milhões de estudantes, por meio da capacitação de 270 mil professores.