Escola da rede estadual promove recreio integrado como estratégia lúdica e colaborativa de aprendizagem em Dianópolis

Tocantins

12.05.2025

O Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Dianópolis, realizou, na sexta-feira, 9, o Recreio Integrado, uma ação pedagógica integrada à Semana da Matemática e um momento lúdico para, de forma colaborativa, melhorar a aprendizagem em Matemática.

Diferentes estações de jogos e atividades voltadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico, da resolução de problemas e do reconhecimento de padrões matemáticos foram organizadas no pátio da unidade escolar. Atividades como desafios de operações, tangram, dominó de frações, trilhas numéricas e quebra-cabeças de figuras geométricas foram disponibilizadas.

Entre os exercícios trabalhados destacaram-se a leitura e interpretação de gráficos, resolução de situações-problema e compreensão do sistema de numeração decimal, conteúdos essenciais no processo avaliativo nacional.

A diretora da Escola, Marizete Cardoso, comentou sobre a ação. “Momentos como este fortalecem o clima escolar positivo e contribuem para a melhoria do desempenho acadêmico, além de desenvolverem o gosto pela matemática de forma leve, inclusiva e prazerosa”, destacou.

O coordenador da área de Matemática, Manoel Neto Gonçalves de Souza, falou do objetivo da ação. “Mostrar que a matemática vai além da sala de aula e pode ser acessível e interessante para todos. Ver o envolvimento dos alunos, a colaboração entre os colegas e o entusiasmo nas atividades nos mostra que estamos no caminho certo para uma aprendizagem mais significativa”, concluiu o professor.

O estudante Reginaldo Barbosa Silva, do 9º ano do ensino fundamental, gostou de participar das atividades. “Foi uma semana diferente, conseguimos aprender brincando, no Recreio Integrado, por meio de jogos que ajudaram a lembrar coisas que estamos estudando para o Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica] como contas, frações e problemas. Eu me senti mais confiante para fazer as provas, porque percebi que sei mais do que imaginava”, pontuou o estudante.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins