Escola da rede estadual recebe oficina sobre arte urbana com aulas práticas de pintura

Amazonas

26.07.2023

Mais de 200 alunos da Escola Estadual (EE) Senador Cunha Mello, localizada no bairro Raiz, zona sul de Manaus, participam do projeto “Arte Urbana na Escola” até sexta-feira (28/07). A ação conta com uma oficina completa sobre arte urbana com o artista visual e grafiteiro Rai Campos, o “Raiz”.

Durante a oficina, os mais de 215 alunos do 6º ao 9º  ano, do Ensino Fundamental, aprendem sobre técnicas de pintura, além de também praticarem em um painel colaborativo feito na quadra da escola.

A iniciativa chegou à EE Senador Cunha Mello por meio da professora Deborah Erê, que leciona a disciplina de Artes na unidade de ensino. A docente contou que viu no projeto do Raiz uma oportunidade de levar uma experiência diferente para os estudantes.

“A arte urbana está sempre muito presente na nossa vida, porém, em muitos momentos, as pessoas não enxergam o grafite como tal. Nosso objetivo, aqui, é trazer uma nova maneira deles se expressarem, com técnicas de pintura em spray, rolo, pincel, mistura de tintas e etc”, ressaltou Deborah. 

O cronograma de atividades iniciou com palestras sobre a história da arte urbana e do grafite. Nesta etapa, outros 12 artistas visuais também estiveram presentes nos encontros, que contou com a explicação sobre técnicas do muralismo, exercícios de cartilhas para colorir e a preparação para a oficina prática. Como término das atividades, um painel colaborativo está sendo pintado na quadra da unidade escolar. 

“A arte urbana tem um senso de comunidade muito forte. Um artista ajuda o outro, empresta tinta, pincel. Por isso, estamos todos aqui, em coletivo, pintando a quadra. As crianças estão falando, entendendo e respirando arte e daqui podem sair novos profissionais, pessoas sensíveis a isso tudo”, explicou Raiz Campos. 

Imersão

Com a ajuda dos artistas convidados, Deborah e Raiz também realizaram pinturas nos murais e pátio da escola, com símbolos amazônicos, tornando o ambiente mais lúdico para a comunidade escolar. A professora comentou que os alunos recepcionaram o projeto e as pinturas com euforia. 

“Eles (estudantes) ficaram extremamente entusiasmados, agitados, aguardando muito pelas aulas práticas. Durante os primeiros momentos de palestra, ainda em sala de aula, eles perguntavam o tempo todo sobre quando iríamos praticar. Nunca tinha visto a escola desse jeito. Por isso, considero muito importante iniciativas como esta, que marcam os alunos desta maneira”, compartilhou a docente. 

Este é o caso do aluno Pedro Henrique, 14, que participou de todas as etapas da atividade. De acordo com o discente, as aulas também podem servir como um treinamento para outros momentos na vida dos estudantes.

“Eu achei o projeto muito legal. Além de aprendermos sobre algo que não tínhamos noção, as atividades podem se tornar até um treinamento para aqueles meus colegas que sonham em ser artistas. Aprendemos a base e podemos nos especializar. Eles (artistas) foram muito receptivos com a gente e eu gostaria de ter mais iniciativas como esta na escola”, destacou Pedro. 

A ação também contou com a participação dos estudantes do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano), com visitas guiadas aos murais desenhados pelos artistas, com momentos de explicação sobre técnicas do muralismo e da arte urbana. 

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto