Escola estadual de Mato Grosso do Sul recebe Selo ODS por compromisso com a Agenda 2030 da ONU

Mato Grosso do Sul

13.03.2024

A Escola Estadual Aracy Eudociak, localizada no bairro Tijuca, em Campo Grande, foi premiada, no último dia 05, em cerimônia realizada na Escola Paulista da Magistratura (EPM), em São Paulo, com o Selo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 2024, que reconhece a instituição pelo compromisso Agenda 2030 da ONU.

O Selo ODS certificou 39 instituições de ensino no Brasil. A iniciativa tem como objetivo reconhecer projetos engajados com o desenvolvimento sustentável, que vão desde a igualdade de gênero até a sustentabilidade ambiental, e incentivar outras unidades de ensino a contribuir para o alcance de metas da Agenda 2030.

A unidade escolar participou com o projeto Brasilidades, proposto no PPP (Projeto Político Pedagógico) desde 2015, “mas que antes de 2022 era um projeto de feira do conhecimento, “porém após a escola se tornar em tempo integral, em 2022, mudamos o formato para congresso científico”, menciona diretora adjunta Maria Felix de Carvalho.

Congresso Brasilidades

Em 2023 o projeto foi denominado: “Congresso Brasilidades: Novos Rumos para uma Educação Pública de Qualidade”, que tem como escopo colaborar para que os alunos estejam mais próximos de várias áreas do conhecimento, onde acabam escolhendo a própria graduação, por meio das atividades das quais participam.

O congresso, que ocorreu nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2023, contou com 83 palestras e minicursos para estudantes da REE, teve a participação de estudantes de escolas próximas e também da cidade de Rochedo.

Dentro das atividades do evento, que ocorre durante três dias na escola, foram realizadas ações ligadas a alguns ODS, porém, após a inscrição, dentro do sistema do Selo, a equipe que faz a curadoria entendeu que dois deles foram mais evidentes, ODS 4 - educação de qualidade e ODS 16 - paz, justiça e instituições fortes, “nossa unidade foi certificada, exatamente, por contemplar estas duas ações. Agradecemos todos os parceiros que estiveram e estão conosco nesta jornada de pessoas que acreditam na educação pública de qualidade”, enfatiza diretora Gisele Maria Bacanelli.

Selo ODS

O Selo ODS Educação é um projeto do Programa Especial UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo, vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Instituto Selo Social, o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, a Roda das Minas e a equipe do FIB2030 - Felicidade Interna Bruta e Agenda 2030. 

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Essa agenda se fundamenta em 17 objetivos a serem implementados por todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa. 

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar