Escola da Serra aposta em atividades lúdicas no ensino de Matemática

Secretaria de Estado da Educação do ES

24.05.2019

Alunos da Escola em Tempo Integral, Dr. Getunildo Pimentel, localizada no município da Serra, estão aprendendo Matemática de um jeito diferente. São várias atividades como a confecção de peças geométricas, peças de xadrez, jogos da memória, jogo da velha e origamis. Orientados pelas professoras Maria Lourdes Martin Pereira e Ana Paula, os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio participaram dos trabalhos lúdicos para lembrar ao Dia da Matemática, celebrado neste mês.

Maria de Lourdes destaca que “dinamizar o ensino facilita o aprendizado dos alunos. A conclusão do trabalho nos traz o sentimento de dever cumprido. Perceber a evolução dos alunos e ver que eles estão compreendendo a teoria aliada à prática é muito gratificante”, destacou.

Matemática na Rede

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) quer incentivar ainda mais o aprendizado por meio da ferramenta ‘Matemática na Rede’. O objetivo é promover a melhoria da qualidade da Educação, potencializando o ensino da disciplina e de outras áreas de conhecimento.

Através do Matemática na Rede, alunos e professores da Rede Estadual podem contar com projetos de monitoria e iniciação científica, além de premiar estudantes vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Para mais informações, acesse: www.matematicanarede.sedu.es.gov.br.


Vagas para Iniciação Científica

Outro incentivo da Sedu é a oferta de 1.150 vagas para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, das escolas públicas municipais e estaduais, para o Projeto de Iniciação Científica de Matemática. As inscrições vão até às 16 horas do dia 29 de maio.

As vagas estão distribuídas em 34 Polos de Iniciação Científica (PicMat) nos seguintes municípios: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Jaguaré, Laranja da Terra, Linhares, Marechal Floriano, Marilândia, Muniz Freire, Pancas, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

O estudante interessado deverá fazer sua inscrição e participar da 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) 2019. A seleção será por meio do desempenho na prova da Olimpíada, considerando as melhores notas e as escolhas dos PicMat, no ato das inscrições.

A relação dos classificados será divulgada no site da Sedu (www.sedu.es.gov.br) e no site do Programa Matemática na Rede (www.matematicanarede.sedu.es.gov.br) em ordem decrescente de pontuação, no dia 03 de junho, a partir das 17 horas.

A ação é uma parceria entre a Sedu, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e a Coordenação Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/ES).

Além do Projeto de Iniciação Científica de Matemática, o programa possibilita a todas as escolas da rede pública a oportunidade de aderirem ao Projeto de Monitoria de Matemática, participarem das edições da OBMEP Nível A, para estudantes do 4º e 5º anos e das edições anuais da Cerimônia Estadual de premiação dos estudantes medalhistas da OBMEP.

Confira o EDITAL

Mais informações pelo telefone (27) 3636-7838/ 7842.

Texto: Rafael Fernandes